28º DO TEMPO COMUM
Eucaristia é ação de graças em reconhecimento do agir de Deus que restaura nossa dignidade e nos faz conhecer a salvação em Cristo. Testemunhamos que nossa vida é tecida pelo projeto amoroso e compassivo do Pai, que nos impele à solidariedade com os sofredores. Celebremos com o espírito agradecido por tudo quanto recebemos da bondade divina.
Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel! (Sl 129,3).
Oração do dia
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:
A gravidade da doença (lepra) engrandece o gesto do terapeuta (Jesus) e salienta a falta de sensibilidade e gratidão da maioria dos agraciados (só um voltou para agradecer). Considerada contagiosa, a lepra mantinha seus portadores afastados do convívio humano. Os dez leprosos pedem a compaixão de Jesus, que exige deles um ato de fé: sem ainda serem curados, que se apresentem aos sacerdotes para comprovarem a cura. No caminho, os dez se veem purificados da doença, porém apenas um retorna “glorificando a Deus”, e o faz “em alta voz”, a fim de que todos participem da sua alegria e se conscientizem do poder de Deus. Era um estrangeiro samaritano. Prostra-se, confirmando sua fé em Jesus. E os outros nove? Deixam de ouvir dos lábios do Mestre o coroamento da cura: “Levante-se e vá! Sua fé o salvou”.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Fonte: Liturgia Diária
Nenhum comentário:
Postar um comentário