domingo, 30 de outubro de 2016

DIA 30 – DOMINGO - 31º DO TEMPO COMUM

DIA 30 – DOMINGO
31º DO TEMPO COMUM

Celebramos a morte e ressurreição do Senhor até que ele venha. Nosso Deus, amigo da vida, reúne-nos consigo para fazermos experiência de sua compaixão e misericórdia. Neste dia da juventude, lembremos nossos jovens, que são nova esperança na missão e, a exemplo de Zaqueu, buscam conhecer Jesus. Cristo entre em nossa casa, toque nosso coração e nos ensine a partilhar nossos dons e bens com os necessitados. 

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22).

Oração do dia

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.



Reflexão:

“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Solene afirmação de Jesus não compreendida por “todos” os que o criticavam pelo fato de hospedar-se na casa de um homem rico. Sem conhecer Jesus, Zaqueu se coloca na dinâmica de quem quer vê-lo. Deixa cair a barreira da etiqueta (não ficava bem a um chefe de fiscais subir na árvore, feito criança curiosa); não se importa tampouco com o preconceito alheio sobre sua profissão (fiscais eram malvistos). Jesus, senhor de excelente presença de espírito, entabula rápida conversa com Zaqueu, em cuja casa se propõe ficar. É o tempo do diálogo descontraído e sincero, do arrependimento de Zaqueu pelos roubos cometidos. É a ocasião para Zaqueu assumir, com gestos concretos, novo projeto de vida. Livre e alegre, o convertido abre-se à justiça e à fraternidade.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário