domingo, 30 de outubro de 2016

DIA 30 – DOMINGO - 31º DO TEMPO COMUM

DIA 30 – DOMINGO
31º DO TEMPO COMUM

Celebramos a morte e ressurreição do Senhor até que ele venha. Nosso Deus, amigo da vida, reúne-nos consigo para fazermos experiência de sua compaixão e misericórdia. Neste dia da juventude, lembremos nossos jovens, que são nova esperança na missão e, a exemplo de Zaqueu, buscam conhecer Jesus. Cristo entre em nossa casa, toque nosso coração e nos ensine a partilhar nossos dons e bens com os necessitados. 

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22).

Oração do dia

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.



Reflexão:

“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Solene afirmação de Jesus não compreendida por “todos” os que o criticavam pelo fato de hospedar-se na casa de um homem rico. Sem conhecer Jesus, Zaqueu se coloca na dinâmica de quem quer vê-lo. Deixa cair a barreira da etiqueta (não ficava bem a um chefe de fiscais subir na árvore, feito criança curiosa); não se importa tampouco com o preconceito alheio sobre sua profissão (fiscais eram malvistos). Jesus, senhor de excelente presença de espírito, entabula rápida conversa com Zaqueu, em cuja casa se propõe ficar. É o tempo do diálogo descontraído e sincero, do arrependimento de Zaqueu pelos roubos cometidos. É a ocasião para Zaqueu assumir, com gestos concretos, novo projeto de vida. Livre e alegre, o convertido abre-se à justiça e à fraternidade.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 23 de outubro de 2016

DIA 23 – DOMINGO - 30º DO TEMPO COMUM

DIA 23 – DOMINGO
30º DO TEMPO COMUM

Na presença do Senhor nos reunimos para haurir forças e coragem para a missão. Ele nos acolhe em nossas aflições e ouve a oração dos que rezam com o coração sincero e humilde. Neste dia mundial das missões, lembremos que a Igreja local é responsável pela cooperação missionária em todo o mundo e celebremos a vida dos missionários e missionárias que anunciam com integridade a mensagem do evangelho. 

Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.



Reflexão:

Considerar-se santo e desprezar os outros são dois extremos pecaminosos. Peca-se contra a verdade, com a falta de modéstia e de humildade, e peca-se contra a caridade fraterna. A respeito dessas duas atitudes, ocupa-se Jesus com a presente parábola. Quando alguém se vangloria de seus feitos, assume atitude soberba e cria um clima de mal-estar no seu ambiente. A atitude do fariseu é censurada porque busca a si mesmo e despreza a misericórdia de Deus. Em contrapartida, considerado pecador pelos fariseus, o cobrador de impostos reconhece os próprios erros e, diante do Pai, limita-se a bater no peito e pedir perdão. Abre-se ao Deus de misericórdia. Atitude correta, elogiada pelo Senhor. A autossuficiência impede a conversão.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 16 de outubro de 2016

DIA 16 – DOMINGO - 29º DO TEMPO COMUM

DIA 16 – DOMINGO
29º DO TEMPO COMUM

Somos convidados nesta liturgia a rezar com fé e perseverança. O Senhor sempre vem em nosso socorro e cuida da nossa vida, dispondo-se a atender às nossas súplicas e fazer justiça aos injustiçados. Celebremos o mistério pascal de Cristo, o qual nos ajuda a permanecer firmes na verdade e no anúncio do evangelho.

Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




Reflexão:

Jesus nos apresenta um ensinamento sobre a oração e um sério questionamento sobre a qualidade da nossa fé. Antes de tudo, Jesus garante que o Pai celeste está disposto a atender as súplicas de seus filhos e filhas, desde que as façam com persistência. O juiz malvado, não temente a Deus, acaba por atender a pobre viúva que tanto insistia. Se o juiz sem escrúpulo foi capaz de atender a mulher, com maior razão o Pai misericordioso atenderá a quem o invocar com fé e perseverança. Sua justiça é transparente, imediata, simples. Resta saber se as pessoas têm fé suficiente para dialogar com Deus e esperar que ele as atenda. Muitas vezes não obtemos o que pedimos, porque nos limitamos a pedir coisas, mais do que pedir a nossa conversão ao projeto do Reino de Deus, que é a prática da justiça.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DIA 12 – QUARTA-FEIRA - NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL

DIA 12 – QUARTA-FEIRA
NOSSA SENHORA APARECIDA – PADROEIRA DO BRASIL


Viva Nossa Senhora!!!
Feliz Dia das Crianças!!!

Com alegria nos reunimos para celebrar a solenidade da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Mãe atenta às necessidades do povo, Maria intercede ao seu Filho em favor dos filhos e filhas necessitados do bom vinho do amor, da esperança e da alegria. Rezemos pelo nosso país e pelas nossas crianças.

Oração do Dia

Ó Deus, todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, mãe de Deus e senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Atribuído a Maria, Mãe de Jesus, este título se deve à maneira como ela se manifestou ao povo brasileiro, ou seja: sua imagem foi pescada nas águas do rio Paraíba, em 1717. Desde o início, a imagem, de cor negra, foi objeto da veneração dos fiéis. Com a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se com o nome de Imaculada Conceição Aparecida. Em 1930, o Papa Pio XI a proclamou Padroeira do Brasil. Em 1952 (250 anos após o encontro da imagem), Paulo VI conferiu-lhe a maior honraria, a “Rosa de Ouro”. Três Papas visitaram a Basílica ou Santuário Nacional: São João Paulo II em 1980; Papa Bento XVI quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007; e o Papa Francisco, em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 9 de outubro de 2016

DIA 9 – DOMINGO - 28º DO TEMPO COMUM

DIA 9 – DOMINGO
28º DO TEMPO COMUM

Eucaristia é ação de graças em reconhecimento do agir de Deus que restaura nossa dignidade e nos faz conhecer a salvação em Cristo. Testemunhamos que nossa vida é tecida pelo projeto amoroso e compassivo do Pai, que nos impele à solidariedade com os sofredores. Celebremos com o espírito agradecido por tudo quanto recebemos da bondade divina.

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel! (Sl 129,3).

Oração do dia

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Reflexão:

A gravidade da doença (lepra) engrandece o gesto do terapeuta (Jesus) e salienta a falta de sensibilidade e gratidão da maioria dos agraciados (só um voltou para agradecer). Considerada contagiosa, a lepra mantinha seus portadores afastados do convívio humano. Os dez leprosos pedem a compaixão de Jesus, que exige deles um ato de fé: sem ainda serem curados, que se apresentem aos sacerdotes para comprovarem a cura. No caminho, os dez se veem purificados da doença, porém apenas um retorna “glorificando a Deus”, e o faz “em alta voz”, a fim de que todos participem da sua alegria e se conscientizem do poder de Deus. Era um estrangeiro samaritano. Prostra-se, confirmando sua fé em Jesus. E os outros nove? Deixam de ouvir dos lábios do Mestre o coroamento da cura: “Levante-se e vá! Sua fé o salvou”.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 2 de outubro de 2016

DIA 2 – DOMINGO - 27º DO TEMPO COMUM

DIA 2 – DOMINGO
27º DO TEMPO COMUM

Reunimo-nos para reavivar em nós a chama do amor e da fé operante e transformadora, que nos compromete com o projeto de Jesus. O olhar da fé nos mostra o rosto de homens e mulheres desorientados pelas injustiças e necessitados do serviço e da missão da Igreja. Neste mês missionário, somos convidados a cuidar de tudo aquilo que Deus criou e viu que era muito bom.

Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).

Oração do dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




Reflexão:

Pedir que Jesus aumente nossa fé já é expressão de fé, estima do seu valor e consciência dos nossos limites. Jesus convida seus discípulos a entregar-se inteiramente à missão, sem buscar regalias incompatíveis com a urgência da implantação do Reino de Deus. Jesus é o modelo do servo fiel: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45). Generoso e gratuito deve ser o serviço ao Reino de Deus. São Paulo dizia aos líderes religiosos de Éfeso: “Eu servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações” (At 20,19-20). A recompensa virá, pois Deus está atento ao menor gesto de amor, mas não é tarefa nossa fazer um relatório de cobrança para o Senhor quitar. Com humildade e alegria, façamos o que nos compete, segundo os dons que de Deus recebemos.