domingo, 4 de outubro de 2015

DIA 4 – DOMINGO - 27º DO TEMPO COMUM


Abençoados e santificados pelo Senhor, reunimo-nos como família que busca tornar novas as relações entre homens e mulheres, superando atitudes de dominação. Iniciando o mês das missões, celebremos a eucaristia como dom que nos educa no amor, nos ensina a receber o reino e nos põe em comunhão com o Pai e com os irmãos.

Oração do Dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir.


Reflexão:


O divórcio encontrava apoio na lei judaica (cf. Dt 24,1). Com facilidade o marido arrumava motivo para despedir sua mulher. Bastava ele querer a separação. Segundo a mentalidade da época, o marido era considerado superior à sua esposa e a tratava como sua propriedade. Por sua prática e ensinamentos, Jesus afirma a igualdade de homem e mulher. Sem negar a lei judaica, ele a coloca no seu devido lugar: Moisés “escreveu esse mandamento por causa da dureza do coração de vocês”. Ao fazer este alerta, Jesus resgata o plano original do Criador: “Os dois serão uma só carne”. O casamento estabelece igualdade entre homem e mulher. Ser uma só carne é criar íntima união e mútua compreensão entre marido e mulher. É favorecer o respeito, já que foram criados com igual dignidade e liberdade. (Dia a dia com o Evangelho 2015)
Iniciamos o mês da missões e a Campanha Missionária, com o tema "Missão é servir" e o lema "Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos" (Mc 10,44). A reflexão dá continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade e nos torna mais abertos à missão de amar o próximo numa dimensão universal.
Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário