Celebramos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que deu a vida por todos – boa-nova ainda desconhecida pela maior parte da humanidade. Neste dia das missões, compreendamos que nenhuma ambição terrena deve mover a Igreja na missão evangelizadora, mas sim a continuação da obra de Cristo, sumo sacerdote que, para cumprir a vontade de Deus, sempre buscou servir e não ser servido.
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração.
Reflexão
Com insistência, Jesus retoma este conceito: “Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês”. Jesus já havia escutado algum resto de conversa entre seus discípulos, em que se debatia a questão de quem seria o maior no Reino. Jesus argumenta tomando por base o comportamento dos grandes deste mundo. Como agem? Como dominadores e tiranos. Governam pela força, oprimindo. Bem outro é o sistema que Jesus exige de seus discípulos em vista de formar sua nova comunidade. Aí não deve haver espaço para opressão, ganância e exploração. Ao contrário, devem reinar o diálogo, a partilha, o serviço generoso, a doação da própria vida. Com valores desse nível se pode formar um ambiente de fraternidade e paz. Este é o mundo que Jesus propõe; este é o mundo que Deus quer!
(Dia a dia com o Evangelho 2015)
Neste dia mundial das missões, somos convidados a colaborar com a ação missionária, tarefa também da Igreja local, porque a missão ad gentes é dever de todo o povo de Deus. A coleta feita hoje em favor da Campanha Missionária, que tem como tema "Missão é servir", é uma forma de participar das obras missionárias em todo o mundo. Sejamos verdadeiros discípulos-missionários.
Fonte: Liturgia Diária
Nenhum comentário:
Postar um comentário