domingo, 6 de setembro de 2015

DIA 6 – DOMINGO - 23º DO TEMPO COMUM

Somos convidados a bendizer o Senhor, que torna nossos olhos e ouvidos atentos à realidade do mundo e dá força à nossa voz para que anunciemos seu reino a todos. O encontro com ele e com os irmãos na liturgia nos ensina sobre a fidelidade de Deus e sua preferência pelos pobres e oprimidos. Nossa prece carinhosa pela nossa pátria, que amanhã comemora sua Independência.

Oração do Dia

Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna.

Reflexão:


Na tradição profética, a surdez (e a cegueira) era figura da resistência à mensagem de Deus. No evangelho, os primeiros a não acolherem a mensagem de Jesus são os seus discípulos, que continuam apegados à ideologia nacionalista, isto é, consideram os judeus superiores aos outros povos. Jesus, no entanto, ensina a igualdade de todos os povos em relação ao Reino. A aclamação dos assistentes, “Ele fez bem todas as coisas”, recorda Gn 1,31: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom”. Essa entusiasta reação do povo nos ajuda a entender o simbolismo, aplicado à liturgia batismal: o catecúmeno torna-se nova criatura mediante a intervenção de Jesus que, no batismo, lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua para que escute, viva e faça ressoar para os outros a palavra de Deus.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Iniciamos setembro, conhecido entre nós como mês da Bíblia. Neste ano nos é proposto como livro-base para esse mês o Evangelho de João, com o lema: "Permanecei no meu amor para dar muitos frutos". Deus, por sua Palavra, revela-se, comunica-se, vive em nós e conosco.

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário