domingo, 25 de setembro de 2016

DIA 25 – DOMINGO - 26º DO TEMPO COMUM

DIA 25 – DOMINGO
26º DO TEMPO COMUM

Chamados a participar da eucaristia, o banquete da vida eterna, acolhamos o apelo que a liturgia nos faz para passarmos da avareza para a partilha e do egoísmo para a solidariedade. Neste dia da Bíblia, a palavra de Deus nos ajude a abrir os olhos e os ouvidos para vermos a realidade e escutarmos o clamor dos lázaros sofredores.

Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29.43.42).

Oração do dia

Ó Deus, que mostrai vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Lucas compõe um drama para mostrar que os ricos cavam um abismo que os separa da Vida. O homem rico é debochado: entrega-se aos prazeres da comida e do luxo, além de desprezar o miserável, deitado à porta de sua casa. O pobre tem identidade (seu nome é Lázaro) e espera saciar a fome com as sobras do ricaço. É da natureza do rico avarento enxergar só a si mesmo. Por isso, fecha-se no seu orgulho e ignora a humilhação e sofrimento alheios. Falta-lhe a decisão de ser solidário e fraterno com quem passa necessidade. Final do drama: cada pessoa presta conta dos seus atos. O pobre, que viveu em total despojamento, à semelhança de Cristo, passa da morte à glória. O rico, que viveu de modo egoísta e despreza os demais filhos de Deus, vai ao encontro de uma vida de tormentos.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário