domingo, 29 de maio de 2016

DIA 29 – DOMINGO - 9º DO TEMPO COMUM



Vindo ao encontro de Jesus, mediador da salvação, contemplemos o exemplo deixado pelo oficial romano. Com ele aprendemos que a fé viva não conhece fronteiras, mas abre os corações à graça e ao evangelho de Cristo. Reunidos em seu templo, invoquemos o Senhor para que acompanhe sempre o seu povo, convocado para o anúncio e o testemunho do evangelho.

Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24, 16.18).

Oração do dia

Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Um centurião era responsável por cem soldados a serviço dos romanos. Do ponto de vista dos judeus, era um pagão. Mesmo sabendo que os judeus evitavam os pagãos, o centurião confia em Jesus e, por meio de alguns anciãos (judeus) pede-lhe a cura do seu servo. Os anciãos dão testemunho positivo a favor do centurião. Jesus se põe a caminho, mas é interrompido por outro grupo de amigos do centurião. Enquanto o povo procura tocar em Jesus para obter a cura, o centurião reconhece que basta uma ordem de Jesus para que aconteça a cura. Ele crê no poder sobrenatural de Jesus. Acredita, até sem ver Jesus. E a cura se dá a distância. Jesus manifesta sua admiração por esse homem que não é judeu nem discípulo seu: “Nem mesmo em Israel encontrei fé assim tão grande”. Em Jesus, todos têm acesso à salvação.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

quinta-feira, 26 de maio de 2016

DIA 26 – QUINTA-FEIRA - CORPO E SANGUE DE CRISTO


Estamos reunidos para receber as bênçãos de Deus nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a festa do pão e da partilha. Fazer memória da doação do Senhor nos leva à partilha da vida. Nosso alimento na caminhada cristã, Jesus desperta em nós a disposição para a superação da fome, da miséria e da injustiça em nossa sociedade.

O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).

Oração do dia

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.


Reflexão:


Três admiráveis atitudes de Jesus abrem o episódio em que ele sacia a fome do povo: o acolhimento às multidões, a pregação sobre o Reino de Deus e a restituição da saúde “aos que necessitavam de cura”. O discurso de Jesus nunca está separado de ações concretas em favor do povo. De fato, preocupa-se com a multidão faminta. Organiza o povo, abençoa os cinco pães e dois peixes (sete indica totalidade) parte-os, e os discípulos distribuem. Resultado: todos comem, ficam satisfeitos e ainda sobra o suficiente para alimentar o povo de Deus (12 cestos = doze tribos de Israel; doze apóstolos). A partilha do pão é figura da eucaristia, na qual o próprio Jesus se torna alimento espiritual dos cristãos. A fração do pão eucarístico levou os primeiros cristãos a uma partilha solidária dos bens materiais.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 22 de maio de 2016

DIA 22 – DOMINGO - SANTÍSSIMA TRINDADE

Bendito seja o Pai criador, bendito o Filho salvador e bendito o Espírito santificador. Somos acolhidos, amados e convidados a fazer parte da Família de Deus. Celebremos com alegria a solenidade da Santíssima Trindade, que nos apresenta e nos faz viver o mistério do Deus comunhão.
Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.
Oração do dia
Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da trindade e adoremos a Unidade onipotente . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:
Os discípulos de Jesus haviam recebido dele grande volume de ensinamentos e tinham testemunhado incontáveis obras que ele realizara em favor do povo. Como assimilar tudo isso? Como aplicar devidamente todas as orientações do Mestre? Como poderiam eles ser eficazes na missão, estando ausente Jesus, o seu indispensável líder? Jesus os tranquiliza. Serão orientados pelo Espírito da Verdade. Este vai comunicar a eles o que ouve de Jesus e do Pai. Não virá como alguém que diz coisas diferentes das que Jesus disse. A fonte é a mesma: Jesus e o Pai. A perfeita harmonia entre Jesus e o Pai e o Espírito Santo coloca o discípulo em situação totalmente confiável. As comunidades cristãs, desde o começo, viveram a presença e a ação da Trindade em sua vida e missão.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 15 de maio de 2016

DIA 15 – DOMINGO - SOLENIDADE DE PENTECOSTES



Reunidos nesta solenidade para receber os dons do Espírito criador e unificador, somos congregados na mesma fé e numa só família. O Senhor nos renova com a força do seu Espírito e nos envia para anunciar as maravilhas de Deus como apóstolos da paz, da misericórdia e da vida.

O Espírito do Senhor encheu o universo; ele mantém unidas todas as coisas e conhece todas as línguas, aleluia! (Sb 1,7)

Oração do Dia

Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fieis, as maravilhas que operastes no início da pregação do evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Estar unido a Jesus no amor é condição indispensável para ganhar “outro Advogado”. A palavra grega aplicada aqui ao Espírito Santo é paráclito, que oferece outros significados equivalentes, como: defensor, consolador, intercessor e, ainda, alguém que ajuda o outro com sua influência ou poder. O Pai enviará, em nome de Jesus, o Defensor, não para uma visita rápida ou missão passageira, mas a fim de “que esteja com vocês para sempre”. A prática do amor a Deus e ao próximo é a porta de entrada para que a Santíssima Trindade venha habitar o coração dos fiéis. Outra informação confortadora que Jesus nos dá é que o Espírito Santo “ensinará a vocês todas as coisas e lembrará a vocês tudo o que eu lhes tenho dito”. Definitivamente, seus discípulos não ficarão desamparados! (Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 8 de maio de 2016

DIA 8 - DOMINGO - ASCENSÃO DO SENHOR

Em comunhão com todos os cristãos espalhados pelo mundo, celebramos a Ascensão do Senhor, plenitude da Páscoa, cuja memória atualizamos na eucaristia. Assentado à direita do Pai, Jesus continua junto à humanidade. Neste dia mundial das comunicações, firmemos o compromisso de ser comunicadores da misericórdia de Deus no encontro com os irmãos. Ao Senhor também dirijamos nossa prece carinhosa por todas as mães.
Homens da Galileia, porque estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)
Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:
Últimas recomendações e despedida. Jesus congrega seus discípulos e recorda-lhes o que a Escritura anunciou, isto é, “que, em seu nome, fosse anunciado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém”. Terão a incumbência de dar testemunho de tudo o que viram e ouviram junto ao Mestre. Antes, porém, permaneçam em Jerusalém “até serem revestidos da força do Alto”, a descida do Espírito Santo. A despedida se dá em clima de paz, tanto que “voltaram a Jerusalém com grande alegria”. “E enquanto os abençoava, afastou-se deles e era elevado ao céu”. Esse gesto prolongado de bênção certamente ficou gravado nas fibras mais íntimas dos discípulos: dava-lhes a sensação e a garantia de que Jesus continuava abençoando a missão que doravante deveriam realizar.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 1 de maio de 2016

DIA 1º – DOMINGO - 6º DOMINGO DA PÁSCOA


Reunidos para celebrar a Páscoa de Jesus, queremos abrir o coração para a voz do Espírito Santo. Ele nos convida a fazer brilhar no mundo o reino do amor e da paz, dom de Deus e manifestação da sua glória. Glorifiquemos o Senhor, que nos prometeu a presença do Espírito, nosso defensor.

Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia! (Is 48,20)

Oração do dia

Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra de Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Verdadeiro amigo dos seus discípulos, Jesus revela-lhes o que está para acontecer, mas sobretudo recomenda-lhes que ponham o coração em paz. Sim, é sabido que Jesus deverá enfrentar a tribulação da paixão e morte de cruz, mas nada estará perdido; tudo vai readquirir sentido após sua ressurreição. Basta que eles permaneçam fiéis à palavra do Mestre. Terão a garantia de se tornarem habitação de Jesus, do Pai e do Espírito Santo: Deus mora no coração de quem ama e vive seu amor na prática. O Espírito Santo lembrará aos discípulos tudo o que Jesus lhes tem ensinado. Além desse conforto capaz de serenar-lhes o espírito, Jesus lhes dá a paz, a sua paz, diferente da paz que o mundo dá. Então, realmente não há motivos para se perturbarem: “Que o coração de vocês não fique perturbado, nem tenha medo”.(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Fonte: Liturgia Diária