Com alegria nos reunimos para celebrar, na eucaristia, o mistério pascal de Jesus. De braços abertos, Deus espera por nós e nos acolhe com amor e carinho. Reconciliados com nosso Pai, participemos do banquete por ele oferecido, partilhando do seu perdão e da sua misericórdia no espírito do Ano Santo da Misericórdia instituído pelo papa Francisco.
Oração do Dia
Ó Deus, que por vosso Filho realizais, de modo admirável, a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão
Cobradores de impostos e pecadores “se aproximavam para ouvir Jesus”, ao passo que os doutores da Lei e fariseus, que se vangloriavam de ser fiéis observantes da Lei, não aceitavam e, ademais, criticavam as atitudes de amor e de misericórdia de Jesus para com os pecadores. Jesus então proferiu uma das mais belas parábolas de todos os tempos, a do pai misericordioso. Trata-se do pai, sábio e generoso, disposto a acolher de volta o filho arrependido, que um dia se afastou de casa e se deu mal na vida. Sem jogar sobre o filho recém-chegado um montão de censuras, recebeu-o de braços abertos e lhe ofereceu a mesma dignidade que tinha antes. É imagem do Pai celeste que vai em busca dos filhos e filhas que dele se afastaram. É imagem de Jesus que “veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,10).
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Comemoremos os acontecimentos da semana. Aprendamos de Jesus a acolher os desviados do bom caminho e viver a espiritualidade do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco este ano.
Fonte: Liturgia Diária
Nenhum comentário:
Postar um comentário