domingo, 27 de março de 2016

DIA 27 – DOMINGO - PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO


Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão, tua sabedoria é admirável, aleluia! (Sl 138,18.5). Com a maior alegria nos reunimos para celebrar o acontecimento central da nossa fé: CRISTO RESSUSCITOU! Jesus venceu a morte e vive para sempre junto à comunidade e a cada um de nós. Essa boa notícia nos anima a superar tristeza e desânimo e caminhar confiantes com o Senhor ressuscitado, que renova todas as coisas. Oração do dia - Ó Deus, por vosso Filho unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Reflexão: Maria Madalena esteve ao pé do Crucificado e assistiu à sua morte. Ainda envolvida em pensamentos de morte e sepultura (estava escuro), vai visitar o túmulo de Jesus. Não vê o cadáver. Constata apenas que a pedra foi removida. Corre para avisar Pedro, o chefe da comunidade, e “o discípulo amado”. Estes correm em direção ao túmulo. Pedro entra, vê os lençóis no chão e o sudário dobrado à parte. Está confuso, não crê, porque não ama. O “discípulo amado”, que também ama a Jesus, entra, vê os lençóis deixados no chão e crê. Crê porque ama. O amor gera a fé. A fé em Cristo ressuscitado é um processo lento. A visão do sepulcro vazio e das várias ataduras mostra que Jesus libertou-se das amarras da morte, ressuscitou, e doravante será nessa nova condição que irá aparecer a seus discípulos. (Dia a dia com o Evangelho 2016 ) Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de março de 2016

DIA 20 – DOMINGO - RAMOS E PAIXÃO DO SENHOR



Somos convidados a seguir os passos de Jesus, que entra em Jerusalém. Com esta solene liturgia, iniciamos a Semana Santa, centro do grande acontecimento da nossa fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Ele vem a nós como rei humilde e servidor; celebremos o seu louvor e o exaltemos acima de qualquer outro nome.

Seis dias antes da solene Páscoa, quando o Senhor veio a Jerusalém, correram até ele os pequeninos. Trazendo em suas mãos ramos e palmas, em alta voz cantavam em sua honra: Bendito és tu que vens com tanto amor! Hosana nas alturas!

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da sua paixão e ressuscitar com ele em sua glória . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.


Reflexão:


Ao mencionar o “jumentinho” (quatro vezes), Lucas faz referência à profecia de Zacarias 9,9: “Grite de alegria, filha de Jerusalém, pois agora seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado… num jumentinho”. Jesus quer fazer sua entrada em Jerusalém, não com o ar triunfalista dos vencedores, mas em tom de paz, com a simplicidade do rei que vem para servir o seu povo sem usar violência. É a chegada do rei pobre que liberta o povo. Apresentando-se como Messias, rei da paz, Jesus vai inaugurar uma sociedade alternativa assentada sobre a justiça. O Messias é aclamado pelos discípulos: “Bendito aquele que vem, o Rei, em nome do Senhor!”. Alguns fariseus tentam intimidar Jesus, pedindo-lhe que faça calar os discípulos. É o tempo da justiça e os poderosos ficam incomodados.

Ao longo da Semana Santa, acompanhemos os passos de Jesus rumo à sua glória e participemos com muita fe das grandes celebrações destes dias: 5ª. feira: Ceia do Senhor; 6ª. feira: Paixão e morte de Jesus; sábado: Vigília Pascal.

Fonte: Liturgia Diária


domingo, 13 de março de 2016

DIA 13 – DOMINGO - 5º DA QUARESMA



Neste domingo do encontro de Jesus com a pecadora, somos convidados a acolher o amor e a misericórdia de Deus como rios que correm em terra seca. A vida de Jesus se manifesta nos corações que buscam nele a reconciliação e a paz.

Oração do Dia

Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Mal intencionados, escribas e fariseus levam até Jesus uma mulher surpreendida em adultério. Veem que Jesus têm demonstrado especial zelo pelos pecadores, e querem testá-lo: estará a favor ou contra a lei que manda apedrejar mulheres nessa situação? O ato de Jesus rabiscar no chão pode significar uma pausa de reflexão, não para Jesus, mas para os acusadores pensarem nos próprios pecados. Como não foram espertos para captar que eles é que caíram na armadilha, Jesus pronuncia a sentença: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. Salva da morte uma filha de Deus e lhe dá condições de começar vida nova: “Vá, e não peque mais”. Quanto aos acusadores, afastam-se desapontados, com a certeza de que eram mais pecadores do que a mulher. Carentes de conversão, continuam no pecado.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Caminhemos rumo à Pascoa, que está próxima, com os sentimentos e as atitudes de Jesus, sendo misericordiosos e compreensivos com quem errou e eliminando do coração as disposições para a descriminação e a intolerância.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 6 de março de 2016

DIA 06 – DOMINGO - 4º DA QUARESMA



Com alegria nos reunimos para celebrar, na eucaristia, o mistério pascal de Jesus. De braços abertos, Deus espera por nós e nos acolhe com amor e carinho. Reconciliados com nosso Pai, participemos do banquete por ele oferecido, partilhando do seu perdão e da sua misericórdia no espírito do Ano Santo da Misericórdia instituído pelo papa Francisco.

Oração do Dia

Ó Deus, que por vosso Filho realizais, de modo admirável, a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam cheio de fervor e exultando de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão

Cobradores de impostos e pecadores “se aproximavam para ouvir Jesus”, ao passo que os doutores da Lei e fariseus, que se vangloriavam de ser fiéis observantes da Lei, não aceitavam e, ademais, criticavam as atitudes de amor e de misericórdia de Jesus para com os pecadores. Jesus então proferiu uma das mais belas parábolas de todos os tempos, a do pai misericordioso. Trata-se do pai, sábio e generoso, disposto a acolher de volta o filho arrependido, que um dia se afastou de casa e se deu mal na vida. Sem jogar sobre o filho recém-chegado um montão de censuras, recebeu-o de braços abertos e lhe ofereceu a mesma dignidade que tinha antes. É imagem do Pai celeste que vai em busca dos filhos e filhas que dele se afastaram. É imagem de Jesus que “veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,10).
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Comemoremos os acontecimentos da semana. Aprendamos de Jesus a acolher os desviados do bom caminho e viver a espiritualidade do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco este ano.
Fonte: Liturgia Diária