domingo, 31 de janeiro de 2016

DIA 31 – DOMINGO - 4º DO TEMPO COMUM



A eucaristia nos reúne e nos torna em comunidade profética a serviço da libertação dos pobres. Somos consagrados pelo Senhor para a vivência do amor, como família que escuta e comunica a Palavra da vida. Celebremos com fé, esperança e caridade a páscoa de Jesus, assumindo o anúncio da graça de Deus em meio às dificuldades da missão.

Oração do Dia

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Na sinagoga de Nazaré, sua terra, Jesus aplica a si, diante da assembleia, a passagem de Isaías 61,1-2: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura…”. Era como afirmar: “Eu sou o Messias anunciado e esperado; venho para libertar da opressão todo o povo e devolver-lhe a liberdade e a vida em abundância”. Os ouvintes logo reagem. Partem da aprovação, já que “se admiravam com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca”. Passam depois para o campo da dúvida e da inveja, pois questionam: “Não é este o filho de José?”. E finalmente baixam o nível para a indignação violenta, sobretudo depois que Jesus, com duas passagens da Escritura, mostrou-lhes que os pagãos foram mais abertos à fé em Deus. Seus conterrâneos querem empurrá-lo no precipício. Jesus, porém, escapa ileso e segue seu caminho.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Somos uma comunidade de profetas. O profeta é a consciência crítica do povo e alguém que se fortalece pela palavra de Deus para denunciar tudo o que causa sofrimento às pessoas.

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário