domingo, 22 de novembro de 2015

DIA 22 – DOMINGO - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO



Somos convidados a conhecer e viver a mesma prática de Cristo, rei do universo, cujo reinado não terá fim. Seu reino não se identifica com os impérios fundados no poder que oprime e exclui, mas se baseia na verdade do amor libertador que ele testemunhou em nosso favor. Agradeçamos ao Pai a vocação dos cristãos leigos e leigas, cujo dia comemoramos hoje.

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente.

Reflexão


A pergunta de Pilatos – “Tu és o rei dos judeus?” – coloca o processo no terreno político. Se é verdade que Jesus é o rei dos judeus, então constitui ameaça para o representante do Império romano. Jesus responde que seu reino é de outra ordem; não é deste mundo, portanto não é perigoso para Roma. Sua realeza não está a serviço de uma sociedade fundada na injustiça e na opressão. Para Jesus, ser rei não é explorar e tirar proveito das pessoas, diminuindo-lhes a vida. Ao contrário, é servir até a doação da própria vida. A realeza de Jesus vem do alto e está assentada sobre a verdade (projeto de Deus). Seus seguidores são os que estão do lado da verdade. De que lado está Pilatos? Longe de comprometer-se com a verdade, Pilatos desconversa. Sua escapatória indica que não aceita Jesus.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)
Alimentados pela palavra de Deus e pela eucaristia, esforcemo-nos para viver, aqui e agora, os valores do reino dos céus, apresentados e assumidos por Cristo, rei do universo.

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário