domingo, 25 de outubro de 2015

DIA 25 – DOMINGO - 30º. DO TEMPO COMUM


Deus nos chama e reúne para dar-lhe graças por suas maravilhas, realizadas na pessoa de Jesus, que cura as nossas cegueiras. O Senhor vence as trevas da ignorância e do erro que impedem nossa caminhada rumo à sociedade fraterna e solidária. Celebremos com os jovens este dia nacional da juventude.

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis.


Reflexão:


O cego representa os discípulos/os Doze, que não sabem quem é Jesus; não compreendem o seu projeto. De fato, eles querem manter uma sociedade em que imperam a desigualdade e a opressão. Jesus lhes falava de entregar a vida; eles, porém, discutiam quem dentre eles seria o maior no Reino. O mendigo quer sair de sua marginalidade. Se dependesse da ajuda dos que estavam ao redor de Jesus, o homem permaneceria no seu estado deplorável. Insensibilidade; falta de solidariedade!  Mas o próprio Jesus o chama e lhe devolve a visão. O gesto de jogar fora o manto significa que ele abandona seu passado; quer vida nova. Uma vez livre das amarras que o paralisavam (mendicância e cegueira), ele decide seguir Jesus no caminho para Jerusalém. Que tipo de “cegueira” atrapalha nossa caminhada cristã?

(Dia a dia com o Evangelho 2015)
"Queridos jovens, quando retornarem para suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de dar testemunho do evangelho. Levar o evangelho é levar a força de Deus para arrancar e arrasar o mal e a violência; para destruir e demolir as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para edificar um mundo novo" (papa Francisco, Jornada Mundial da Juventude, RJ, 2013).
Fonte: Liturgia Diária

DIA 18 – DOMINGO - 29º. DO TEMPO COMUM


Celebramos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que deu a vida por todos – boa-nova ainda desconhecida pela maior parte da humanidade. Neste dia das missões, compreendamos que nenhuma ambição terrena deve mover a Igreja na missão evangelizadora, mas sim a continuação da obra de Cristo, sumo sacerdote que, para cumprir a vontade de Deus, sempre buscou servir e não ser servido.

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração.

Reflexão
Com insistência, Jesus retoma este conceito: “Quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês”. Jesus já havia escutado algum resto de conversa entre seus discípulos, em que se debatia a questão de quem seria o maior no Reino. Jesus argumenta tomando por base o comportamento dos grandes deste mundo. Como agem? Como dominadores e tiranos. Governam pela força, oprimindo. Bem outro é o sistema que Jesus exige de seus discípulos em vista de formar sua nova comunidade. Aí não deve haver espaço para opressão, ganância e exploração. Ao contrário, devem reinar o diálogo, a partilha, o serviço generoso, a doação da própria vida. Com valores desse nível se pode formar um ambiente de fraternidade e paz. Este é o mundo que Jesus propõe; este é o mundo que Deus quer!

(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Neste dia mundial das missões, somos convidados a colaborar com a ação missionária, tarefa também da Igreja local, porque a missão ad gentes é dever de todo o povo de Deus. A coleta feita hoje em favor da Campanha Missionária, que tem como tema "Missão é servir", é uma forma de participar das obras missionárias em todo o mundo. Sejamos verdadeiros discípulos-missionários.
Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DIA 12 - SEGUNDA-FEIRA - NOSSA SENHORA APARECIDA



Viva Nossa Senhora!!!
Feliz Dia das Crianças!!!

Fazendo memória da páscoa de Jesus, celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do nosso povo, sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas. Louvemos, com alegria, aquela que sempre soube dizer sim a Deus e nos ensina a cumprir a palavra de seu Filho.

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, mãe de Deus e senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva.

Reflexão:

Atribuído a Maria, Mãe de Jesus, este título se deve à maneira como ela se manifestou ao povo brasileiro, ou seja: sua imagem foi pescada nas águas do rio Paraíba, em 1717. Desde o início, a imagem, de cor negra, foi objeto da veneração dos fiéis. Com a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se com o nome de Imaculada Conceição Aparecida. Em 1930, o Papa Pio XI a proclamou Padroeira do Brasil. Em 1952 (250 anos após o encontro da imagem), Paulo VI conferiu-lhe a maior honraria, a “Rosa de Ouro”. Três Papas visitaram a Basílica ou Santuário Nacional: São João Paulo II em 1980; Papa Bento XVI quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007; e o Papa Francisco, em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro. (Dia a dia com o Evangelho 2015)
O povo brasileiro encontra "a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria". Invocada com o título de Aparecida, Nossa Senhora o convida a "lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé. Ela, reunindo os filhos, integra nosso povo ao redor de Jesus Cristo" (DAp 265).
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 11 de outubro de 2015

DIA 11 – DOMINGO - 28º DO TEMPO COMUM



Celebremos a vida de quantos fazem opção pela sabedoria que emana da palavra viva do Senhor, deixando tudo o que não condiz com o evangelho a fim de serem fiéis seguidores de Jesus. Nem a todos ele pede o abandono de tudo para segui-lo, mas a todos ensina que o acúmulo e o apego às riquezas não combinam com os valores do reino.

Oração do Dia

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer.

Reflexão:

Levado pelo entusiasmo, um homem corre até Jesus, ajoelha-se diante dele e expressa seu profundo anseio: Qual é o melhor modo para crescer no caminho de Deus? Jesus aponta-lhe os deveres para com o próximo, coisa que o homem já observa. Chega-se ao momento crítico. Jesus lhe pede o que ele não está preparado para assumir, a religião da partilha: “Vá, venda tudo o que você tem e dê aos pobres”. Esfria o entusiasmo e dá lugar à tristeza: o homem “foi embora triste, porque tinha muitos bens”. Seu deus era o dinheiro. Os discípulos, que viviam a experiência da pobreza, ficam assustados com as palavras de Jesus sobre o rico e sua riqueza: “Quem conseguirá salvar-se?”. Jesus, ciente da tendência humana de apegar-se aos bens materiais, remete a questão à esfera de Deus, para o qual “tudo é possível”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015 )

Os que comemoram o Ano da Vida Religiosa Consagrada sabem que Jesus Cristo sempre acompanha aqueles que se dispõem a segui-lo. A certeza da sua companhia desinstala todos os que se põem a caminho, animando-os e fortalecendo-os na missão. A união das pessoas e dos povos é o sonho de Deus.

Fonte: Liturgia Diária


domingo, 4 de outubro de 2015

DIA 4 – DOMINGO - 27º DO TEMPO COMUM


Abençoados e santificados pelo Senhor, reunimo-nos como família que busca tornar novas as relações entre homens e mulheres, superando atitudes de dominação. Iniciando o mês das missões, celebremos a eucaristia como dom que nos educa no amor, nos ensina a receber o reino e nos põe em comunhão com o Pai e com os irmãos.

Oração do Dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir.


Reflexão:


O divórcio encontrava apoio na lei judaica (cf. Dt 24,1). Com facilidade o marido arrumava motivo para despedir sua mulher. Bastava ele querer a separação. Segundo a mentalidade da época, o marido era considerado superior à sua esposa e a tratava como sua propriedade. Por sua prática e ensinamentos, Jesus afirma a igualdade de homem e mulher. Sem negar a lei judaica, ele a coloca no seu devido lugar: Moisés “escreveu esse mandamento por causa da dureza do coração de vocês”. Ao fazer este alerta, Jesus resgata o plano original do Criador: “Os dois serão uma só carne”. O casamento estabelece igualdade entre homem e mulher. Ser uma só carne é criar íntima união e mútua compreensão entre marido e mulher. É favorecer o respeito, já que foram criados com igual dignidade e liberdade. (Dia a dia com o Evangelho 2015)
Iniciamos o mês da missões e a Campanha Missionária, com o tema "Missão é servir" e o lema "Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos" (Mc 10,44). A reflexão dá continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade e nos torna mais abertos à missão de amar o próximo numa dimensão universal.
Fonte: Liturgia Diária