domingo, 27 de setembro de 2015

DIA 27 – DOMINGO - 26º. DO TEMPO COMUM


Reunidos em nome de Cristo, queremos nos abrir à força profética e soberana de seu Espírito. Ele nos leva a ouvir o clamor dos sofredores e extirpar os males que ferem a caminhada comunitária e a vida da sociedade. Celebramos o dia da Bíblia, a qual alegra nosso coração e nos aponta o caminho do reino de Deus.

Oração do Dia

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais.


Reflexão:


Jesus dá instruções sobre as exigências do Reino que ele está implantando. Antes de tudo, o Reino não é uma seita fechada, exclusiva para alguns privilegiados. Ao contrário, é aberta a todos os povos do mundo inteiro. Quem liberta em nome de Jesus é aliado de JesusSer de Cristo é, de alguma forma, estar em sintonia com o seu projeto de liberdade e vida para todos. Sendo uma realidade aberta e universal, o Reino não é espaço para a opressão. Ao contrário, deve ser a expressão concreta da prática da justiça e da fraternidade. Escandalizar é querer ser maior que os outros na comunidade; é criar obstáculo na caminhada cristã dos irmãos. É fazê-los vacilar na fé. Daí a dura repreensão de Jesus para quem escandalizar “um destes pequenos que creem”. Esse mal deve ser cortado pela raiz. (Dia a dia com o Evangelho 2015)

Não é só a homília que se deve alimentar da palavra de Deus. Toda a evangelização está fundada sobre a Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra" (EG 174)
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de setembro de 2015

DIA 20 – DOMINGO - 25º. DO TEMPO COMUM



Na eucaristia, fazemos memória de Jesus e encontramos o sustento para segui-lo no caminho do serviço em meio às provações da vida. Discípulos dele, queremos semear os frutos da justiça e da paz em favor dos últimos da sociedade, sem ambicionar honrarias. Peçamos a Deus que nossa prática religiosa nunca seja um trampolim para o prestígio, mas sinal de nosso compromisso com seu reino.

Oração do Dia


Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna.


Reflexão


A primeira leitura fala que a presença do justo sempre incomoda os perversos e corruptos. A segunda leitura fala que a inveja e a rivalidade são causa de muitos males na comunidade.

O Evangelho fala que Jesus anuncia novamente sua paixão e convida os discípulos para a humildade e o serviço.


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 13 de setembro de 2015

DIA 13 – DOMINGO - 24º. DO TEMPO COMUM


Somos convidados a dar testemunho a respeito de quem é Jesus. Ele quer ouvir o que pensamos e dizemos dele. Não bastam as respostas dos outros; cabe a cada um dar a sua resposta pessoal por meio de uma fé viva e operante. Procuremos seguir nosso Mestre na fidelidade e no empenho pelo seu projeto.

Oração do Dia

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração.


Reflexão:


Jesus quer saber a opinião do povo, principalmente dos discípulos, a seu respeito. Pedro responde: “Tu és o Messias”. Jesus proíbe espalhar esta informação em vista de proteger-se das autoridades e evitar que sua missão seja mal interpretada. É que para a mentalidade da época, o Messias viria com poder para expulsar os ocupantes estrangeiros e implantar triunfalmente o Reino. Um abalo para o governo! Jesus corrige a resposta de Pedro: o Messias será vítima dos chefes e terá morte trágica. Pedro discorda. Jesus o chama de satanás, isto é, adversário, contrário ao projeto de Deus. O verdadeiro Messias se identifica com o Servo sofredor de Isaías (Is 53: pela paixão à glória). Os seguidores de Jesus devem estar conscientes desse caminho que o Messias está percorrendo.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)
A palavra de Jesus sustenta a vida religiosa consagrada em meio as alegrias e preocupações. Nela os consagrados e consagradas encontram esperança no caminho da missão, energias para perdoar sempre, alimento para fazer o bem perseverança para amar a todos sem distinção, paixão pelo reino do amor. Por isso, a alegria é marca essencial de quem se consagra inteiramente o Deus e é fiel até o fim.
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 6 de setembro de 2015

DIA 6 – DOMINGO - 23º DO TEMPO COMUM

Somos convidados a bendizer o Senhor, que torna nossos olhos e ouvidos atentos à realidade do mundo e dá força à nossa voz para que anunciemos seu reino a todos. O encontro com ele e com os irmãos na liturgia nos ensina sobre a fidelidade de Deus e sua preferência pelos pobres e oprimidos. Nossa prece carinhosa pela nossa pátria, que amanhã comemora sua Independência.

Oração do Dia

Ó Deus, pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna.

Reflexão:


Na tradição profética, a surdez (e a cegueira) era figura da resistência à mensagem de Deus. No evangelho, os primeiros a não acolherem a mensagem de Jesus são os seus discípulos, que continuam apegados à ideologia nacionalista, isto é, consideram os judeus superiores aos outros povos. Jesus, no entanto, ensina a igualdade de todos os povos em relação ao Reino. A aclamação dos assistentes, “Ele fez bem todas as coisas”, recorda Gn 1,31: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom”. Essa entusiasta reação do povo nos ajuda a entender o simbolismo, aplicado à liturgia batismal: o catecúmeno torna-se nova criatura mediante a intervenção de Jesus que, no batismo, lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua para que escute, viva e faça ressoar para os outros a palavra de Deus.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Iniciamos setembro, conhecido entre nós como mês da Bíblia. Neste ano nos é proposto como livro-base para esse mês o Evangelho de João, com o lema: "Permanecei no meu amor para dar muitos frutos". Deus, por sua Palavra, revela-se, comunica-se, vive em nós e conosco.

Fonte: Liturgia Diária