quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIA 02 – QUINTA-FEIRA - CEIA DO SENHOR

A celebração da Ceia do Senhor nos insere no Tríduo Pascal da sua paixão, morte e ressurreição, ápice do ano litúrgico. Entremos em comunhão com Jesus, que nos amou até o fim e nos deixou os dons do sacerdócio e da eucaristia, para podermos imitá-lo na tarefa de libertar o mundo de suas escravidões.

Oração do dia

 Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por este mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida.

Reflexão:

Prestes a enfrentar a morte, Jesus tem total conhecimento e domínio da situação. Ama até o fim. Durante a ceia, ele faz algo inédito e surpreendente: lava os pés dos apóstolos. Causa estranheza e reação no grupo. Segundo Pedro, não cabe ao Mestre e Senhor fazer esse serviço. Jesus, porém, realiza concretamente o que sempre havia ensinado: na sua comunidade, o maior é aquele que serve a todos (cf. Mc 9,35). Ao terminar o lava-pés, Jesus veste o manto, senta-se de novo e profere memorável sentença: “Se eu lavei os pés de vocês, eu que sou o Senhor e o Mestre, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. O gesto renovador atravessa os séculos e chega a nós solenizado na quinta-feira santa, reafirmando que a Igreja de Cristo é a Igreja do serviço, da partilha e da fraternidade.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário