DIA 20 – DOMINGO
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
Encerramos o ano litúrgico com a solenidade de Cristo Rei do Universo. Nesta liturgia encontramos nosso rei crucificado, com uma coroa de espinhos, às portas da morte. Imagem do Deus invisível, ele nos convida a compreender sua realeza como salvação para as pessoas. Hoje também celebramos o dia dos cristãos leigos e leigas e a conclusão do Ano Santo da Misericórdia.
O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos (Ap 5,12; 1,6).
Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:
Os dirigentes caçoam de Jesus crucificado; não entra na cabeça deles um Messias fraco, indefeso. Ainda mantêm a mentalidade de um Messias triunfante. Os soldados também zombam dele; não admitem um rei esgotado, que nada faz para se defender e, como expressão de ódio, dão-lhe vinagre para beber. Um dos malfeitores crucificados o insulta. O letreiro colocado no alto da cruz eleva ainda mais o grau de deboche contra o Salvador. Mas o amor fala mais forte. Um dos ladrões crucificados repreende o colega, reconhece a inocência de Jesus e se declara culpado. Pede que Jesus se lembre dele… Jesus toma posse do seu verdadeiro reino e abre as portas do paraíso aos que o reconhecem como rei, seja qual for o seu passado. Com a morte de Jesus inaugura-se o mundo futuro (“Hoje”).
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Nenhum comentário:
Postar um comentário