domingo, 27 de novembro de 2016

DIA 27 – DOMINGO - 1º DO ADVENTO

DIA 27 – DOMINGO
1º DO ADVENTO



Hoje acendemos a primeira vela do Advento

Com o propósito de deixarmo-nos guiar pela luz do Senhor, iniciamos novo ano litúrgico. Advento é tempo de preparação para o Natal, no qual vamos festejar a encarnação de Deus em Jesus. Somos chamados a viver este tempo de expectativa para identificar e acolher os sinais do reino de Deus. Atentos ao convite do salmista, celebremos com alegria na casa do Senhor. 

Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que acorrendo com as nossas boas obras ao encontro de Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




Reflexão:

Os contemporâneos de Noé viviam o seu dia a dia de modo despreocupado, até que foram surpreendidos e levados pelo dilúvio. Jesus se serve dessa passagem da Escritura para convidar-nos a estar sempre preparados. A figura do ladrão que vem quando menos se espera é outro recurso que Jesus utiliza para nos dizer: “Vigiai”. A incerteza da hora é nossa única certeza. Por isso convém aplicar nossos dons, isto é, a saúde, o tempo, a vida, em coisas realmente importantes para Deus e para o próximo. Em nossa caminhada cristã, não podemos relaxar; precisamos estar despertos e atentos para acolher o Senhor quando vier. Para toda pessoa, esse momento é a hora da morte. Esse tema é essencial à condição humana e, portanto, ao cristianismo, que nos ensina a viver e morrer como filhos e filhas de Deus.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de novembro de 2016

DIA 20 – DOMINGO - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

DIA 20 – DOMINGO
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Encerramos o ano litúrgico com a solenidade de Cristo Rei do Universo. Nesta liturgia encontramos nosso rei crucificado, com uma coroa de espinhos, às portas da morte. Imagem do Deus invisível, ele nos convida a compreender sua realeza como salvação para as pessoas. Hoje também celebramos o dia dos cristãos leigos e leigas e a conclusão do Ano Santo da Misericórdia.

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos (Ap 5,12; 1,6).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Reflexão:

Os dirigentes caçoam de Jesus crucificado; não entra na cabeça deles um Messias fraco, indefeso. Ainda mantêm a mentalidade de um Messias triunfante. Os soldados também zombam dele; não admitem um rei esgotado, que nada faz para se defender e, como expressão de ódio, dão-lhe vinagre para beber. Um dos malfeitores crucificados o insulta. O letreiro colocado no alto da cruz eleva ainda mais o grau de deboche contra o Salvador. Mas o amor fala mais forte. Um dos ladrões crucificados repreende o colega, reconhece a inocência de Jesus e se declara culpado. Pede que Jesus se lembre dele… Jesus toma posse do seu verdadeiro reino e abre as portas do paraíso aos que o reconhecem como rei, seja qual for o seu passado. Com a morte de Jesus inaugura-se o mundo futuro (“Hoje”).
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

domingo, 13 de novembro de 2016

DIA 13 – DOMINGO - 33º DO TEMPO COMUM

DIA 13 – DOMINGO
33º DO TEMPO COMUM

Somos convidados a permanecer firmes na fé em meio aos desafios que nos rodeiam. Animados pela liturgia, levantemos a cabeça e não nos deixemos vencer pelo medo, mas trabalhemos com confiança pela justiça e pelo bem num mundo imerso em conflitos. Celebremos a páscoa de Jesus, que nos traz a salvação e nos faz participantes da vida sem fim.

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiveres (Jr 29,11.14).

Oração do dia

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.




Reflexão

A grandiosidade do Templo oferece segurança aos chefes religiosos, que continuam identificados com as estruturas sociais, políticas e religiosas de Israel. Sem fornecer-lhes uma data, Jesus afirma que tudo será destruído. Falsos Messias surgirão dizendo: “Sou eu…” Jesus adverte contra eles: “Não sigam essa gente”. Com a invasão e tomada de Jerusalém pelos romanos no ano 70, muitos pensavam que tinha chegado o fim do mundo. Jesus esclarece que “não será logo o fim”. Será apenas o fim de uma fase da história, o tempo de Israel. A história do cristianismo desde sua origem vem mostrando que cristãos e cristãs, por causa de Jesus, são levados a tribunais. Contam, porém, com a assistência divina: “Eu darei a vocês palavras e sabedoria, às quais nenhum dos adversários conseguirá resistir ou rebater”. (Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 6 de novembro de 2016

DIA 6 – DOMINGO - TODOS OS SANTOS E SANTAS

DIA 6 – DOMINGO
TODOS OS SANTOS E SANTAS

Alegremo-nos no Senhor, celebrando a festa de Todos os Santos e Santas, reunidos dentre todos os povos e nações. Filhos e filhas de Deus, vocacionados à santidade, somos convidados a dar testemunho de Jesus, a exemplo de tantos que nos precederam nesse caminho. Vivendo as bem-aventuranças, formamos comunhão com a multidão dos que já foram glorificados em Cristo.

Antífona da entrada

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de Todos os Santos. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos, por intercessores tão numerosos, a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Reflexão:

Quem são os santos? Todos os que, animados pela caridade, vivem e morrem na graça de Deus podem ser chamados santos; em sentido especial, porém, são os que a Igreja elevou às honras dos altares por terem praticado as virtudes de maneira heroica ou por terem dado a vida pela causa da fé. A respeito da intercessão dos santos, o Catecismo da Igreja Católica afirma: “Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio” (n. 956). As bem-aventuranças constituem o caminho proposto por Jesus para uma vida coerente com o Reino de Deus nesta terra, com vistas à comunhão eterna com Deus no céu.(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária