domingo, 28 de agosto de 2016

DIA 21 – DOMINGO - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

DIA 21 – DOMINGO 
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
Cantemos as maravilhas que Deus realizou em Nossa Senhora, concedendo-lhe atingir a plenitude da salvação. Elevada ao céu, Maria é nossa intercessora junto do Pai e nos espera para vivermos com ela na eternidade. Celebramos em comunhão com os vocacionados à vida consagrada: religiosos e consagrados seculares, que, a exemplo da “bendita entre as mulheres”, dão seu sim ao projeto de Jesus. 
Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12,1). 
Oração do dia 
Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada virgem Maria, mãe de vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, afim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
Reflexão: 
O dogma da Assunção de Maria à glória celeste, em alma e corpo, foi proclamado solenemente por Pio XII em 1º de novembro de 1950: “Definimos ser dogma revelado por Deus que a imaculada Mãe de Deus sempre virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi assunta à glória celeste em alma e corpo”. Sendo Maria a cheia de graça, sem sombra alguma de pecado, quis o Pai associá-la à ressurreição de Jesus. A celebração da “Dormição” de Maria encontra-se entre as mais antigas festas marianas. Uma oração romana do século VII, para a festa de 15 de agosto, Assunção de Maria, se expressava assim: “Venerável é para nós, Senhor, a festa deste dia em que a Santa Mãe de Deus sofreu a morte, ela que, do próprio ser gerou, encarnado, o teu Filho, Senhor nosso”.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário