domingo, 12 de junho de 2016

DIA 12 – DOMINGO - 11º DOMINGO COMUM



A eucaristia é o memorial do amor de Deus, que nos acolhe e estende seu perdão. Neste Ano da Misericórdia, somos tocados pela infinita misericórdia do Pai e reconhecemos a gratuidade de nossa salvação. Decididos a deixar Cristo viver em nós, celebremos em comunhão com os que são discriminados e rezemos pelos sofredores da comunidade.

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

Oração do dia

Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

A cena que se passa na casa do fariseu desconcerta a sociedade machista de todos os tempos. Com efeito, uma mulher judia não tocava publicamente num rabino, e, conhecida como pecadora, não seria bem-vinda à casa do fariseu. Entretanto, movida pelo arrependimento (chorava) e impulsionada pela gratidão, oferece a Jesus a prova de seu amor, usando o charme de que era capaz. Com total compreensão, Jesus acolhe os gestos amorosos da nova mulher. O fariseu pensa mal de Jesus e da mulher. Jesus põe num prato da balança os gestos de amor da mulher, e no outro prato, o vazio do fariseu, isto é, o que ele não fez em favor do Mestre. A sentença é óbvia: os pecados dela ficam perdoados (“ela muito amou”). O fariseu, não se reconhecendo pecador, é incapaz de amar.

(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário