domingo, 28 de fevereiro de 2016

DIA 28 – DOMINGO - 3º DA QUARESMA



Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, porque livra os meus pés da armadilha. Olhai para mim, tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz (Sl 24,15).

Oração do dia

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e bondade, vós indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Para reforçar seu apelo à conversão, Jesus se serve de dois episódios trágicos, que eram do conhecimento de seus conterrâneos. Em vez de atribuírem culpa às vítimas dos dois graves incidentes, são convidados a olhar para as próprias atitudes. Fatos tristes como estes acontecem de modo imprevisto e podem servir de advertência. Se não mudarem de conduta, poderão acabar “da mesma forma”. A parábola da figueira sem frutos reforça a necessidade de reverem a própria vida e torná-la conforme à vontade de Deus. Um dado interessante nesta parábola é a intercessão do lavrador a favor da figueira, pedindo mais um tempo. Em sua admirável paciência, Deus oferece repetidas oportunidades de conversão ao longo da vida. Mas chegará o tempo em que cada um prestará contas dos próprios atos.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 21 de fevereiro de 2016

DIA 21 – DOMINGO - 2º DA QUARESMA



Meu coração disse: Senhor, buscai a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! (Sl 26,8).

Oração do Dia


Ó Deus, que nos mandastes ouvir vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.



Reflexão:


A cena da Transfiguração de Jesus ocorre na montanha, lugar do encontro com Deus. Jesus aí se põe a rezar. Enquanto reza, muda de figura. Mesmo dormindo “profundamente”, seus três convidados (Pedro, Tiago e João) despertam em tempo para testemunhar a presença de dois expoentes do Antigo Testamento: Moisés, representante da Lei, e Elias, representante dos Profetas. Eles “apareceram gloriosos” e falavam do êxodo de Jesus (paixão, morte e ressurreição) que aconteceria em Jerusalém. A Transfiguração se conclui com uma voz que sai da nuvem, a voz do Pai, confirmando para o mundo quem é Jesus: “Este é o meu Filho escolhido”. Com uma recomendação: “Ouçam-no”. Escutar Jesus é levar a sério seu projeto, que é a vontade do Pai. A Transfiguração é antecipação da glória do Ressuscitado.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 14 de fevereiro de 2016

DIA 14 – DOMINGO - 1º DA QUARESMA

Quando meu servo chamar hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias (Sl 90,15).
Oração do dia - Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Reflexão: A cena das tentações é simbólica e resume as dificuldades que Jesus teve de enfrentar e superar durante a vida inteira. Diabo significa empecilho, aquilo que impede a realização do projeto de Deus. A primeira prova é a da abundância (vv. 2-4). Por trás da abundância de alguns, existe uma multidão de famintos. Jesus ensina com insistência a partilha solidária. A segunda prova (vv. 5-8) é a do poder e da riqueza. Deus não quer opressão e exploração, mas fraternidade e igualdade. A terceira prova (vv.9-12) é a do prestígio. É querer colocar Deus a serviço dos caprichos humanos. Em jejum corporal, porém pleno do Espírito Santo, Jesus rebate todas as tentações com a Palavra de Deus, sólido alimento espiritual. A prova termina “para voltar no tempo oportuno”, ou seja, na sua paixão, a hora do “poder das trevas” (cf. Lc 22,53). (Dia a dia com o Evangelho 2016) Fonte: Liturgia Diária

domingo, 7 de fevereiro de 2016

DIA 7 – DOMINGO - 5º DO TEMPO COMUM



Reunidos para celebrar a Eucaristia e ouvir a Palavra da vida, queremos fazer experiência da bondade e da santidade de Deus. É o Senhor que nos chama e nos envia a avançar para águas mais profundas, a fim de lançarmos as redes em seu nome com fé, criatividade e amor sempre renovados.

Oração do Dia

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e , como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

A cena se passa à beira do lago de Genesaré. Uma multidão se aperta ao redor de Jesus para “ouvir a Palavra de Deus”. Em seguida sobressai a figura de Pedro, que nada pescou durante toda a noite. A convite de Jesus, Pedro lhe obedece: “Por causa da tua palavra, jogarei as redes”. O resultado é surpreendente: duas barcas cheias de peixes. A pesca é imagem da missão. Essa abundância pode simbolizar a expansão da Igreja. Como Isaías, que se considerava “homem de lábios impuros” (Is 6,5), Pedro se reconhece pecador e pede que Jesus, o Santo, se afaste. Mas Jesus não se afasta dos pecadores; quer confiar a Pedro uma nova tarefa: “A partir de agora você vai ser pescador de gente”. Tiago e João se unem a Pedro, formando o trio, a quem Jesus confiará missões especiais.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Muitos deixam tudo para seguir a Jesus e anunciar seu projeto Há muitas maneiras de seguir o Mestre. Todos os batizados são chamados a anunciar, de uma forma ou de outra, o reino de Deus. Dia 10, com a Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos o tempo da Quaresma e a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Fonte: Liturgia Diária