domingo, 31 de janeiro de 2016

DIA 31 – DOMINGO - 4º DO TEMPO COMUM



A eucaristia nos reúne e nos torna em comunidade profética a serviço da libertação dos pobres. Somos consagrados pelo Senhor para a vivência do amor, como família que escuta e comunica a Palavra da vida. Celebremos com fé, esperança e caridade a páscoa de Jesus, assumindo o anúncio da graça de Deus em meio às dificuldades da missão.

Oração do Dia

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Na sinagoga de Nazaré, sua terra, Jesus aplica a si, diante da assembleia, a passagem de Isaías 61,1-2: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura…”. Era como afirmar: “Eu sou o Messias anunciado e esperado; venho para libertar da opressão todo o povo e devolver-lhe a liberdade e a vida em abundância”. Os ouvintes logo reagem. Partem da aprovação, já que “se admiravam com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca”. Passam depois para o campo da dúvida e da inveja, pois questionam: “Não é este o filho de José?”. E finalmente baixam o nível para a indignação violenta, sobretudo depois que Jesus, com duas passagens da Escritura, mostrou-lhes que os pagãos foram mais abertos à fé em Deus. Seus conterrâneos querem empurrá-lo no precipício. Jesus, porém, escapa ileso e segue seu caminho.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Somos uma comunidade de profetas. O profeta é a consciência crítica do povo e alguém que se fortalece pela palavra de Deus para denunciar tudo o que causa sofrimento às pessoas.

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

1º. Philia Fest



Venha Participar Conosco!
#compartilhe

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, promoverá sua primeira festa de Carnaval: é o 1º. Philia Fest.
Uma festa para celebrar a amizade e vivenciar a verdadeira Alegria, de maneira sadia e fraterna!

Endereço: Rua Olivia Guedes Penteado, 941
O estacionamento é gratuito e tem brinquedos a disposição das crianças.
Crianças até 10 anos não pagam.

Você pode reservar seu ingresso após as missas ou na secretaria.

Contato: 5687-8885 (Atendimento de terça à sexta, das 12h às 16h) ou por e-mail: perpetuo_socorro@terra.com.br

domingo, 24 de janeiro de 2016

DIA 24 – DOMINGO - 3º DO TEMPO COMUM



Neste dia consagrado ao Senhor, reunimo-nos em torno da sua Palavra a fim de celebrar a eucaristia, para a qual converge a vida das comunidades cristãs, corpo de Cristo. Participando do culto na sinagoga, Jesus apresenta seu programa de vida: o anúncio da boa-nova aos pobres. Façamos memória da prática libertadora daquele que é o Ungido do Pai.

Oração do Dia

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

As primeiras palavras do Evangelho de Lucas nos mostram que estamos diante de um escrito sério, confiável, fruto de minuciosas pesquisas. Ao amigo Teófilo, e a qualquer um de nós, Lucas garante: “Fique certo de que os ensinamentos que recebeu são sólidos”. Com base numa passagem de Isaías (61,1-2), Jesus confirma e consolida sua missão, já que sua fama se havia estendido por toda a região. A passagem diz: “O Espírito do Senhor… me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres…”. Fecha o livro e afirma: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir”. Predito pelos profetas e ungido pelo Espírito Santo, Jesus é o Messias que vem libertar o povo de qualquer espécie de opressão (física, os cegos; econômica, os pobres; e política, os presos).
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 17 de janeiro de 2016

DIA 17 – DOMINGO - 2º DO TEMPO COMUM

Reunidos pelo Espírito, somos convidados a tomar parte no banquete festivo da eucaristia, celebrando o primeiro sinal realizado por Jesus. Esposo da humanidade, ele nos oferece o bom vinho da alegria e do amor. Pondo-nos a seu serviço, cada um com seu dom, queremos ser instrumentos da aliança de Deus com seu povo.
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:
Jesus “manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele”. Continuam, desse modo, as “manifestações” de Jesus como Messias, filho de Deus: Epifania, Batismo, e hoje, o casamento em Caná. A rica simbologia da água transformada em vinho, no contexto de um casamento, poderia ser resumida assim: 1) No Antigo Testamento o matrimônio é imagem frequente do amor de Deus pela comunidade. 2) No Novo Testamento, é símbolo da união do Messias com a Igreja (cf. Ef 5,32). 3) É manifestação de Jesus que, por intercessão de sua mãe Maria, antecipa a hora de sua paixão e glorificação. 4) É anúncio do banquete messiânico do Reino de Deus, em que é abundante o vinho generoso da salvação. 5) É figura da Eucaristia, na qual o vinho se converte em sangue de Cristo, sangue da nova Aliança.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)
O tempo comum começa no dia seguinte a festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes de Cinzas. É então interrompido, para dar lugar à Quaresma e à Páscoa, e retorna após a solenidade de Pentecostes. Fiquemos atentos para, a qualquer tempo, atualizarmos em nossa vida a "hora de Jesus", fazendo tudo o que ele nos pede.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 10 de janeiro de 2016

DIA 10 – DOMINGO - BATISMO DO SENHOR

Concluindo o tempo do Natal, reunimo-nos para a festa do Batismo de Jesus. O Senhor busca o batismo em solidariedade a todo o povo. Ungido pelo Espírito e proclamado Filho de Deus, assume publicamente a missão evangelizadora. Nesta celebração, revivamos e fortaleçamos o dom do nosso batismo.
Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Reflexão
O povo pensava que João Batista era o Messias Salvador. João deixa claro que o Messias era outro, “mais forte” do que ele. O batismo do Messias terá nova dimensão: “Ele batizará vocês com Espírito Santo e fogo”. Fogo é uma alusão ao Pentecostes, no qual o Espírito Santo é dado em forma de língua de fogo; e uma referência ao julgamento que Jesus vem trazer, separando os justos dos injustos. Em atitude de humilhação (cf. Fl 2,8-10) e em solidariedade com “todo o povo”, Jesus se faz batizar por João. A humilhação provoca a exaltação. Misturado com os pecadores sem o ser, Jesus é manifestado ao mundo pelo testemunho do Espírito Santo (em forma de pomba) e do Pai (uma voz do céu): “Tu és o meu Filho. Eu hoje te gerei”. A descida do Espírito Santo é como a consagração de Jesus para seu ministério.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 3 de janeiro de 2016

DIA 3 – DOMINGO - EPIFANIA DO SENHOR

Com os magos, guiados pela estrela, viemos adorar o Salvador da humanidade. Jesus se manifesta como luz na vida de homens e mulheres que se abrem aos planos de Deus e se põem em busca de unidade, justiça e paz. Caminhemos ao encontro daquele que nos acolhe com carinho e amor.
Reflexão:
Jesus nasce em Belém, como descendente de Davi, potencialmente sucessor legítimo. Para Herodes, o “recém-nascido rei dos judeus” é um rival perigoso a ser eliminado. Prenuncia-se desde já a forte oposição do rei e seus aliados. Em contrapartida, os magos orientais (entendidos de astronomia) vêm prestar homenagem ao Menino Jesus. Herodes diz querer compartilhar desse nobre gesto, mas o faz só para despistar suas más intenções! A estrela acompanha os magos, indica-lhes o lugar, e o encontro se dá: “Viram o menino com Maria, sua mãe, e se ajoelharam diante dele”. Então, os magos entregam o tributo dos pagãos ao Rei infante. A Igreja leu, neste episódio, a manifestação (epifania) do Salvador aos pagãos, deixando claro que a salvação não é privilégio dos judeus, mas é para todos os povos.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária