domingo, 27 de dezembro de 2015

DIA 27 – DOMINGO - SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ


Celebramos a festa de hoje em comunhão com todas as nossas famílias. Convidados a imitar os valores vividos pela família de Jesus, Maria e José, contemplemos a Sagrada Família, modelo de amor e cuidado mútuos e de obediência à vontade de Deus.

Oração do Dia

Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Toda mãe que se vê afastada de um filho, ainda que por breve tempo, sabe o desespero que sente! Não sossega enquanto não o reencontra. Maria e José passaram por essa experiência. De fato, Maria, ao rever o filho, expressou-lhe a própria aflição: “Filho, por que fizeste isso conosco?”. Havia nesse acontecimento um propósito que escapava à compreensão dos pais terrenos. Jesus procurava adequar sua vida à vontade do Pai: “Devo… meu Pai”. Maria seguirá pela vida meditando sobre essas coisas. E Jesus era obediente a seus pais e progredia. Duas breves questões para a família refletir. Primeira: Espera-se que os pais ensinem a seus filhos os caminhos de Deus (oração, catequese, sacramentos…). Segunda: É importante que a família mantenha, entre todos os seus membros, o diálogo sincero e a partilha de vida.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Neste dia da Sagrada Família, vejamos o que diz o papa Francisco sobre a importância do papel dos pais: "A boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo. A sua irradicação social é o recurso que permite compensar as lacunas, as feridas, os vazios de paternidade e maternidade que tocam os filhos menos afortunados. É hora de os pais e as mães retomarem do seu exílio - porque se exilaram da educação dos filhos - e reassumirem plenamente o seu papel educativo. Esperamos que o Senhor dê aos pais esta graça: de não se autoexilar na educação dos filhos. E isto somente o amor, a ternura e a paciência podem fazer."

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário