domingo, 27 de dezembro de 2015

DIA 27 – DOMINGO - SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ


Celebramos a festa de hoje em comunhão com todas as nossas famílias. Convidados a imitar os valores vividos pela família de Jesus, Maria e José, contemplemos a Sagrada Família, modelo de amor e cuidado mútuos e de obediência à vontade de Deus.

Oração do Dia

Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Toda mãe que se vê afastada de um filho, ainda que por breve tempo, sabe o desespero que sente! Não sossega enquanto não o reencontra. Maria e José passaram por essa experiência. De fato, Maria, ao rever o filho, expressou-lhe a própria aflição: “Filho, por que fizeste isso conosco?”. Havia nesse acontecimento um propósito que escapava à compreensão dos pais terrenos. Jesus procurava adequar sua vida à vontade do Pai: “Devo… meu Pai”. Maria seguirá pela vida meditando sobre essas coisas. E Jesus era obediente a seus pais e progredia. Duas breves questões para a família refletir. Primeira: Espera-se que os pais ensinem a seus filhos os caminhos de Deus (oração, catequese, sacramentos…). Segunda: É importante que a família mantenha, entre todos os seus membros, o diálogo sincero e a partilha de vida.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Neste dia da Sagrada Família, vejamos o que diz o papa Francisco sobre a importância do papel dos pais: "A boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo. A sua irradicação social é o recurso que permite compensar as lacunas, as feridas, os vazios de paternidade e maternidade que tocam os filhos menos afortunados. É hora de os pais e as mães retomarem do seu exílio - porque se exilaram da educação dos filhos - e reassumirem plenamente o seu papel educativo. Esperamos que o Senhor dê aos pais esta graça: de não se autoexilar na educação dos filhos. E isto somente o amor, a ternura e a paciência podem fazer."

Fonte: Liturgia Diária

DIA 25 – SEXTA-FEIRA - NATAL DE JESUS



As promessas de Deus se cumprem: um menino nasceu para nós. Jesus é o portador da paz e da salvação e a luz eterna que brilha no mundo. Exultantes celebremos o esplendor da glória do Pai, a Palavra que se fez carne e veio habitar em nosso meio.

Oração do Dia

Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes sua dignidade. dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

Reflexão:

 “A Palavra se fez homem e habitou entre nós.” Esta Palavra que vem de Deus tem nome: Jesus Cristo. Ele é o Filho único, que nos revela o Pai. Certa vez, Jesus disse ao apóstolo Filipe: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). Ele é a verdadeira imagem de Deus. Seus ensinamentos, suas obras, atitudes e desejos são os mesmos de Deus. Vem a este mundo como a verdadeira luz que ilumina todo ser humano que acredita em sua pessoa. Nem todos estão abertos à presença do Senhor. Alheios às suas manifestações de amor, permanecem indiferentes a ele, ou se tornam inimigos dele. Preferem as trevas. “Os seus não o receberam” (v. 11). Mas a todos os que o recebem ele dá a possibilidade de se tornarem filhos de Deus. Abrimos espaço para que Jesus entre em nosso coração e viva em nossa sociedade?
(Dia a dia com o Evangelho 2015 )


É Natal!
Um menino nos foi dado
E a nós foi revelado
O Plano de amor do Pai
É Natal!
E Jesus se faz criança
E em nós nasce a esperança
De reaprender a amar
É Jesus, o Príncipe da Paz
Sinal para os perdidos
Astro que brilha mais
É Jesus, mão forte do Senhor
Consolo e ternura
Do Pai olhar de amor


Feliz Natal a Todos !!!


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de dezembro de 2015

DIA 20 – DOMINGO - 4º DO ADVENTO

Hoje acendemos o quarta vela do advento. O Natal está próximo.
O Senhor Jesus, a nós prometido desde a eternidade, reúne-nos para a celebração da eucaristia, memorial da sua paixão, morte e ressurreição. Iluminados e santificados por ele, acompanhemos os passos da sua mãe e a bendigamos, rendendo graças ao Pai pelo sim com que ela deu fé às promessas divinas.
Antífona do “Ó”: Ó Chave de Davi, cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que nas trevas e na sombra da morte está sentado.
Quem detém a CHAVE (DE DAVI) tem todos os direitos sobre o lugar onde as portas se abrem e se fecham, deixando passar ou não as pessoas. A chave dá o poder àquele que a possui. Jesus afirma ter recebido esse poder do Pai, seu poder está a serviço da vida.
Oração do Dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Reflexão:

Impulsionada pela Boa Notícia (traz no ventre o Salvador), Maria caminha apressada rumo à casa de Isabel. Dá-se o encontro de duas mães grávidas. Isabel está gestando um menino, cujo nome (João) foi indicado pelo anjo do Senhor e que vem com a missão definida de preparar a chegada do Messias. Maria traz no ventre Jesus, o “filho do Altíssimo” (Lc 1,32). No encontro das duas mães, os bebês se manifestam: o de Isabel se move alegremente no ventre dela; o fruto bendito de Maria, pela voz da mãe, irradia o Espírito Santo. Isabel, tendo reconhecido a ação de Deus em seu favor, sente-se repleta do Espírito Santo e proclama em alta voz a qualificação de Maria: “Bendita entre as mulheres” e “Mãe do meu Senhor”. E exclama a primeira bem-aventurança, unida ao ato de crer: “Feliz aquela que acreditou…”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)
Fonte: Liturgia Diária.

domingo, 13 de dezembro de 2015

DIA 13 – DOMINGO - 3º DO ADVENTO


Hoje acendemos a terceira vela do da coroa, a vela da alegria.

A alegria e a paz habitam nosso coração, pois o Senhor que vem no Natal está próximo. Somos, porém, convidados a não deixar que o consumismo e outros interesses egoístas nos impeçam de reconhecê-lo entre nós. Vamos nos abrir à mensagem de esperança e de compromisso que hoje João Batista nos traz.

Oração do Dia

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

As multidões percebiam que João não era um pregador comum; ele trazia uma exigência clara, propunha uma reviravolta nas atitudes pessoais e nos relacionamentos sociais. Era portador da Boa Notícia de Deus. Estava a serviço do Messias que ele anunciava próximo. Dispostas a mudar de vida, várias categorias de pessoas se apresentam a João e lhe perguntam: “O que devemos fazer?”. João adequava sua resposta conforme a situação ou profissão da pessoa (o povo em geral, cobrador de impostos, soldados) e lhes recomendava praticar a justiça, isto é, realizar as obras de modo justo, honesto e agradável a Deus. Ao ser interrogado se era o Messias, responde com firmeza que não. O Messias viria em breve e haveria de batizar “com Espírito Santo e fogo”. Com o fogo purificador e com o Espírito que dá vida.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

A Campanha para a Evangelização proposta pela CNBB tem como finalidade envolver todos os cristãos no compromisso com o evangelho e com o seu anúncio. A participação na obra de evangelização é um chamado feito a cada um de nós.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 6 de dezembro de 2015

MUTIRÃO DE CONFISSÕES - PROGRAMAÇÃO

Prepare-se para o Natal

Haverá atendimento de confissões, nas seguintes paróquias, sempre a partir das 20h.


07/12 - Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição

09/12 - Paróquia Rainha da Paz


10/12 - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


11/12 - Paróquia Rainha Santa Isabel de Portugal


15/12 - Paróquia Nossa Senhora da Esperança


16/12 - Paróquia São Pancrácio


17/12 - Paróquia Santa Rita de Cássia



Venha ver o contemplar nosso Presépio:



DIA 6 – DOMINGO - 2º DO ADVENTO



Por meio do testemunho de João Batista, Deus nos convida a preparar os caminhos para a chegada do Salvador e para nosso encontro com ele, em espírito de conversão. Vistamos a veste da alegria, pois Deus faz maravilhas conosco. Celebrando a eucaristia, fazemos memória da misericórdia do Pai, que em Jesus Cristo nos salva e nos cumula dos frutos da justiça.

Oração do Dia


Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Lucas é muito cuidadoso com os fatos, por isso os encaixa numa moldura histórica verificável. Não estamos, portanto, diante de uma fábula; estamos lidando com pessoas reais que entram na trama humana, a fim de compor a sublime história da salvação. Desponta o precursor do Messias, João, filho de Zacarias. Vem do deserto, onde se havia preparado para a missão. Conforme a profecia de Isaías, João nos propõe “preparar o caminho” do Senhor, mediante a mudança de atitudes. “Endireitem suas estradas”, clama o Profeta. Olhemos, pois, para dentro de nós e abandonemos tudo o que é torto, desleal, injusto. E pratiquemos as obras de justiça e fraternidade. A recomendação é para todos, pois a salvação de Deus não é exclusividade de nenhum povo; tem alcance universal: “todos verão a salvação de Deus”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)


Acolhamos em nossa vida o forte apelo à conversão que João Batista nos faz, incentivando-nos a aplainar as colinas do orgulho e da incoerência em nossas ações e vestir o manto da justiça e da misericórdia.

Fonte: Liturgia Diária