domingo, 31 de maio de 2015

DIA 31 – DOMINGO - SANTÍSSIMA TRINDADE

Felizes nos reunimos em comunhão com as três pessoas da Santíssima Trindade, o Deus único que nos convida a fazer parte de sua vida trinitária. Benditos sejam o Pai criador, o Filho salvador e o Espírito santificador. Acolhidos e amados pela Trindade santa, celebremos na alegria de filhos e filhas de Deus.

Oração do dia

Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente.


Reflexão:


São as últimas palavras do evangelho de Mateus. É também a última coisa que Jesus faz antes de voltar ao Pai. A cena ocorre numa montanha, lugar da manifestação de Deus. Jesus se apresenta aos discípulos. Muitos o identificam, de tal modo que se prostram diante dele. Entretanto, como de costume, “alguns duvidaram”. Essa dialética (crer/não crer) parece acompanhar a humanidade em toda a sua história. Era assim na presença de Jesus de Nazaré e segue sendo assim em todo tempo e lugar. Solenemente Jesus reitera a missão dos discípulos: fazer que todas as nações se tornem discípulas dele, introduzindo-as na sua comunidade pelo batismo em nome da Trindade e ensinando-as a praticar tudo o que ele mandou. Conclui seu legado com a garantia de sua incessante presença: “Estou com vocês todos os dias”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Maria, mãe de Jesus, deu o sim a Deus e manteve-se, mesmo sofrendo as maiores dores e provações, com ao pé da cruz. Em tudo, via os sinais da presença divina. Assim, a vida religiosa consagrada, sinal do reino para o mundo, alimenta a alegria de viver pelo evangelho, nas alegrias e nas grandes tribulações e perseguições, sabendo que é Deus o princípio, o meio e o fim de tudo.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 24 de maio de 2015

DIA 24 – DOMINGO - PENTECOSTES


Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus.


Nesta solenidade de Pentecostes, bendigamos o Espírito de Deus, que desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família, na alegria e na fraternidade. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador. Somos convidados a acolher seus dons, que nos levam a viver a paz e o amor.

Oração do Dia


Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora, no coração dos fieis, as maravilhas que operastes no início da pregação do evangelho.

Reflexão:


Para o quarto evangelho, o Pentecostes acontece no mesmo dia da Páscoa. Jesus se apresenta no meio dos discípulos e lhes dirige a saudação pascal: “A paz esteja com vocês”. A paz que Jesus oferece afasta o medo. Com efeito, “os discípulos ficaram contentes, porque viram o Senhor”. Missionário do Pai por excelência, Jesus nesse instante envia seus discípulos como testemunhas de tudo o que dele aprenderam; deverão prolongar no mundo a sua obra. Para isso, reveste-os com o dom do Espírito Santo e com o poder de perdoar pecados. É um poder que discerne e julga, que reconcilia e exclui. O pecado consiste em alimentar a injustiça, contrária naturalmente ao projeto de Jesus. Tarefa da comunidade cristã é lutar pela implantação da justiça, fazendo com que todos tenham vida em abundância.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 17 de maio de 2015

DIA 17 – DOMINGO - ASCENSÃO DO SENHOR

Celebramos a Ascensão do Senhor, sua volta ao convívio do Pai. Sentado à direita de Deus, Jesus continua olhando pela humanidade, que também está a caminho da glória. Neste dia das comunicações, somos motivados a colaborar com a missão da Igreja, que se dedica a anunciar Jesus ao mundo com os meios modernos de comunicação.

Oração do Dia 

Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória.

Reflexão:

As últimas informações do evangelho de Marcos parecem refletir a realidade que a Igreja primitiva estava vivendo. O breve texto registra o envio dos onze discípulos para proclamarem o Evangelho em todo o mundo; elenca alguns sinais prodigiosos que vão acompanhar os missionários; resume o relato da ascensão de Jesus; finalmente menciona a confirmação das anteriores promessas de Jesus: “O Senhor agia com eles e confirmava a Palavra, por meio dos sinais que a acompanhavam”. A ascensão de Jesus não o afasta do nosso mundo; ao contrário, o torna sempre presente de modo ilimitado. Cabe a nós prolongarmos a prática de Jesus, com a garantia de sua constante e animadora presença, utilizando todos os meios e técnicas que o progresso humano põe à nossa disposição.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Com a festa da Ascensão, iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e nos preparamos para a solenidade de Pentecostes.  Diz o Papa Francisco que o "diálogo inter-religioso é uma condição necessária para a paz no mundo e um dever para os cristãos e também para outras comunidades religiosas.

Fonte: Liturgia Diária 
 

domingo, 10 de maio de 2015

DIA 10 – DOMINGO - 6º DA PÁSCOA



Jesus se apresenta como o amigo que nos amou até a doação da própria vida. Ele nos convida a amar-nos uns aos outros com igual amor, dedicando nossa vida ao próximo para que faça a experiência da salvação do Senhor. Deus é amor, e é amando que demonstramos conhecê-lo. Celebremos em comunhão com todas as mães neste dia a elas dedicado.

Feliz Dia das Mães!!!

Oração do Dia

Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. 
 
Reflexão:

De que modo Jesus ama o Pai? Cumprindo os mandamentos dele. E nós, como podemos manifestar nosso amor a Jesus? Amando-nos uns aos outros. Onde existe amor, existe alegria. Até mesmo o sacrifício se torna mais leve. O trabalho pastoral, mais prazeroso e eficaz. Uma das expressões mais solenes de Jesus resume o sentido de sua vida: “Ninguém tem amor maior do que alguém que dá a vida pelos amigos”. Foi o que Jesus fez: entregou sua vida por nós. Ele nos chama de amigos; amigos partilham a vida. Jesus nos dá a conhecer o amor do Pai e seus projetos. Se nos amarmos uns aos outros, a casa do Pai ficará aberta para nós; o acesso se torna livre; então poderemos pedir “qualquer coisa” em nome de Jesus. Para alcançar esse nível de comunhão com Deus, a condição é: “Amem-se uns aos outros”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Na primeira leitura, Pedro nos adverte que "Deus não faz distinção entre as pessoas". Todos somos filhos e filhas de Deus que merecem igual respeito e carinho. Portanto, nada de preconceito ou intolerância faça parte da nossa vida de cristãos.
 
Fonte: Liturgia Diária


domingo, 3 de maio de 2015

DIA 3 – DOMINGO - 5º DA PÁSCOA



Cantemos as maravilhas de Deus unidos a Cristo, a videira da qual recebemos a seiva que nutre a nossa existência. Vivendo a fé no seu nome, participamos da vida divina e nos tornamos ramos vivos e férteis que produzem frutos abundantes de amor e bondade.


Oração do Dia

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna.

 
Reflexão:


Quem lida com plantação de videiras sabe quanto cuidado se requer para que produzam uvas. Trata-se de atenção especial para cada pé de uva. A comparação de Jesus põe em destaque justamente o zelo que o Pai tem pelos discípulos de seu Filho Jesus. Cortar e queimar ramos inúteis e limpar os que dão fruto são atitudes em vista da copiosa produção de frutos generosos. Já conhecemos o caminho para produzirmos saudáveis e abundantes frutos (prática da justiça e da fraternidade): é estar intimamente unidos à videira verdadeira: Jesus Cristo, o único caminho que leva ao Pai (cf. Jo 14,6). Com Cristo é possível alcançar excelentes progressos na caminhada espiritual. Sem ele, nada feito. “A glória de meu Pai se manifesta nisto: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Alimentados com a Palavra e com a Eucaristia, unimo-nos a Cristo, que, pelo seu Espírito, nos transmite a força para vivermos dia a dia sua mensagem de amos.

Fonte: Liturgia Diária