domingo, 1 de janeiro de 2017

DIA 1 – DOMINGO - SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

DIA 1 – DOMINGO
SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

Com alegria nos reunimos para a primeira celebração eucarística do novo ano civil. Amados e acolhidos pela mãe de Deus, peçamos-lhe que nos acompanhe ao longo deste Ano Mariano, instituído pela Igreja no Brasil em ação de graças pelos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida. A mensagem do papa para este dia mundial da paz nos convida a viver a não violência como caminho e método político para a paz.

Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos (Sedúlio)

Oração do dia

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Maria é mãe de Deus, já que é mãe de Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus. A Igreja reconheceu essa verdade desde o começo e, no concílio de Éfeso, em 431, deu a Maria o título de mãe de Deus, proclamando sua excelsa dignidade e declarando o vínculo indissolúvel que a une ao Filho de Deus feito homem. O atual Calendário romano fixou a Solenidade de Maria santíssima Mãe de Deus para 1º de janeiro. E o Papa Paulo VI o instituiu como Dia Mundial da Paz. A mãe de Jesus, Maria, ficou extasiada e sem palavras diante do anúncio dos pastores. Por isso, ela “guardava todas essas coisas, meditando-as em seu coração”. Os pastores voltam glorificando a Deus e Maria cumpre a prescrição da Lei: no rito da circuncisão, dá ao filho o nome indicado por Deus: Jesus, que significa “Deus salva”. (Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário