domingo, 25 de dezembro de 2016

DIA 25 – DOMINGO - NATAL DE JESUS (MISSA DO DIA)

DIA 25 – DOMINGO
NATAL DE JESUS (MISSA DO DIA)


As promessas de Deus se cumprem: um menino nasceu para nós. Jesus é o príncipe da paz e a luz que brilha no mundo, dissipando as trevas. Exultantes celebremos o esplendor da glória do Pai, a Palavra que se fez carne e veio habitar em nosso meio.

Um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado “mensageiro do conselho de Deus” (Is 9,6).

Oração do dia

Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade de vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

“A Palavra se fez homem e habitou entre nós.” Esta Palavra que vem de Deus tem nome: Jesus Cristo. Ele é o Filho único, que nos revela o Pai. Certa vez, Jesus disse ao apóstolo Filipe: “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14,9). Ele é a verdadeira imagem de Deus. Seus ensinamentos, suas obras, atitudes e desejos são os mesmos de Deus. Vem a este mundo como a verdadeira luz que ilumina todo ser humano que acredita em sua pessoa. Nem todos estão abertos à presença do Senhor. Alheios a suas manifestações de amor, permanecem indiferentes a ele, ou se tornam inimigos dele. Preferem as trevas. “Os seus não o receberam” (v. 11). Mas a todos os que o recebem ele dá a possibilidade de se tornarem filhos de Deus. Por acaso estamos abrindo espaço para que Jesus entre em nosso coração e viva em nossa sociedade?
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Programação de Fim e Início de Ano

Horário das Missas

24/12 - Véspera de Natal - 19h
25/12 - Natal - 10h
31/12 - Véspera de Ano Novo - 19h
01/01 - Ano Novo - 10h30

Obs: Em janeiro, NÃO haverá missas durante a semana. As missas acontecerão somente no domingo, às 9h.

domingo, 18 de dezembro de 2016

DIA 18 – DOMINGO - 4º DO ADVENTO

DIA 18 – DOMINGO
4º DO ADVENTO


As quatro velas do Advento estão acessas. Jesus está próximo.
A eucaristia nos inspira a abrir as portas do coração para celebrar a vinda, cada vez mais próxima, do Senhor – “Deus conosco” – entre nós. Acolhamos a graça da vocação de discípulos e discípulas de Cristo e, a exemplo de Maria, nos deixemos fecundar pela palavra divina, para podermos gerar o mundo novo.

Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra e brote o Salvador! (Is 45,8)

Oração do dia

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Jesus é juridicamente filho de Davi, por meio de José, que fisicamente não é seu pai. O breve relato do nascimento de Jesus mostra, em dois momentos, que Maria concebe por obra do Espírito Santo. Mesmo sem compreender, José percebe a gravidez de Maria, guarda segredo; mas, acima de tudo, mantém grande respeito por ela. O amor de José, inspirado pelo Espírito Santo, é mais forte do que todo o peso da opinião pública. Contra toda aparência, José acredita e confia naquela que ele ama, Maria. Seu coração recupera a paz, quando o anjo do Senhor lhe esclarece que o filho que Maria está gestando é obra do Espírito Santo. Homem de profunda fé e grande humildade, José se dispõe a colaborar com a misteriosa obra de Deus.(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 11 de dezembro de 2016

DIA 11 – DOMINGO - 3º DO ADVENTO

DIA 11 – DOMINGO
3º DO ADVENTO



Nosso Presépio está pronto para Jesus.


Alegremo-nos todos no Senhor, pois ele está próximo. Reconhecendo seus imensos benefícios, queremos nos deixar contagiar pelo alegre anúncio desta liturgia. A chegada do Salvador renova nossa esperança, afasta todo desânimo e firma nossos passos no caminho de Deus. Este é o domingo da coleta da Campanha para a Evangelização.

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto (F l4,4).

Oração do Dia

Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre, com intenso júbilo, na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

João anuncia e espera um Messias dominador e triunfante, um juiz do final dos tempos. Entretanto, as notícias que recebe na prisão apontam para um Messias bondoso, acolhedor, disposto a perdoar. Como reconhecer a identidade de Jesus? Ao responder aos discípulos de João, Jesus apresenta os milagres que realiza, ressonância do profeta Isaías (Is 35,5-6; 61,1). E acrescenta uma bem-aventurança: feliz aquele que o receber como Messias! Ele é o Ungido de Deus. Depois, Jesus define a missão do Batista: vive no deserto de maneira simples, longe dos lugares de poder e luxo. Supera a todos os profetas, porque sua missão foi a preparação imediata para a chegada do Messias. Contudo, não é João que traz o Reino dos céus, ele não é o Salvador. Ele depende do Messias para entrar no Reino de Deus. (Dia a dia com o Evangelho 2016)


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 4 de dezembro de 2016

DIA 4 – DOMINGO - 2º DO ADVENTO

DIA 4 – DOMINGO
2º DO ADVENTO





Hoje acendemos a segunda vela do Advento

Acolhendo-nos uns aos outros no amor, glorificamos a Deus, que em Cristo cumpre a promessa de fazer nascer entre nós o doador da justiça e da paz sem fim. João Batista nos convida a preparar os caminhos do Senhor. Celebremos a páscoa de Jesus, a qual se realiza nos corações dedicados a receber com bons frutos a chegada do salvador da humanidade.

Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz (Is 30,19.30).

Oração do Dia

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Reflexão:

Mateus nos apresenta um homem cheio de determinação, que prega no deserto da Judeia. Seu nome é João Batista. Anunciado pelo profeta Isaías como “voz que grita no deserto”, João tem missão bem definida: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas”. Anuncia e mostra já presente entre nós o Messias. Exige o arrependimento, a confissão dos pecados, a conversão e, como sinal de purificação, o batismo. Tudo em vista do Reino de Deus, que já está ao alcance de todos: “O Reino dos Céus está próximo”. De toda parte, as multidões se deslocam até João a fim de ouvi-lo, confessar os próprios pecados e ser batizadas por ele. Para os fariseus e saduceus que, por suas obras, se julgam melhores que os outros, João tem uma palavra desconcertante: “Produzam fruto que comprove o seu arrependimento”.
(Dia a dia com o Evangelho 2016)

Fonte:Liturgia Diária