domingo, 28 de junho de 2015

DIA 28 – DOMINGO - SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje, com a celebração de Dom Fernando, encerramos as comemorações de nossa padroeira.


Comemoramos hoje a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Eles plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo; unidos pelo martírio, recebem, em toda a terra, igual veneração. Celebremos também a vida e a missão do papa, sucessor de Pedro. 

Reflexão:


Pescador da Galileia, Simão Pedro responde ao chamado de Jesus, que logo lhe dá o apelido de Cefas (rocha, pedra) e faz dele o responsável pelo grupo de discípulos (igreja). Depois da ascensão de Jesus, Pedro assume a direção da comunidade em Jerusalém. É o primeiro a reconhecer a necessidade de abrir a Igreja também para os não judeus. Em Roma, sofre o martírio, por volta do ano 64. De perseguidor dos cristãos a apóstolo de Cristo, Paulo foi o primeiro grande missionário da Igreja (quatro grandes viagens apostólicas). Evangelizou principalmente os povos não judeus. Fundou várias comunidades. Escreveu algumas cartas com temas teológicos profundos e orientações pastorais. Sofreu o martírio em Roma no ano 67. Pedro e Paulo são considerados pedras fundamentais da fé cristã. O Papa é o sucessor de Pedro.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Fonte: Liturgia Diária 



Veja como foi a celebração de Dom Fernando no dia de hoje.


Evangelho com Padre Cicero:



Homilia com Dom Fernando:





domingo, 21 de junho de 2015

DIA 21 – DOMINGO - 12º DO TEMPO COMUM


Reunidos pela fé no Senhor, queremos dar-lhe graças e clamar por seu socorro, a fim de não sermos tragados e submersos pelas adversidades da vida. Celebremos o poder e o amor de Cristo, que nos pressiona a ser criaturas novas e renovar o mundo pela força da sua ressurreição.

Oração do Dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor.

Reflexão:

Passar para a outra margem supõe confronto com nova realidade. O outro lado é território dos não judeus e Jesus convida seus discípulos a anunciar também lá a Boa-nova do Reino. Isso pode gerar incertezas e medos, aqui representados pela turbulência da travessia. Em nossas atividades pastorais, estamos sujeitos a oposições, críticas, falta de apoio, por parte da comunidade ou dos dirigentes. Além disso, levamos para a missão nossos limites e crises pessoais. Para não sermos tragados pelas forças contrárias, temos de despertar Jesus que já está conosco, mas o imaginamos ausente. Precisamos renovar a confiança em sua presença e no poder de sua palavra que acalma o vento e o mar (“silêncio!”, “quieto!”) e nos encoraja e questiona (“Por que vocês são medrosos? Ainda não têm fé?”).
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Fonte: Liturgia Diária



domingo, 14 de junho de 2015

DIA 14 – DOMINGO - 11º DO TEMPO COMUM



Somos convidados a depositar nossa confiança em Jesus, que lançou a semente do reino de Deus, e colaborar para que essa semente cresça e produza frutos. A páscoa de Jesus se manifesta na vida de todos os que estão abertos à ação de Deus e nos pequenos gestos que revelam a presença do reino no mundo.

Oração do Dia

Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos.  

Reflexão:

O Reino de Deus escapa do controle humano. Jesus o compara primeiramente a uma semente que, introduzida na terra, se desenvolve sem que alguém a fique observando nos seus mínimos movimentos. Depois o compara à semente de mostarda. Embora minúscula, uma vez lançada na terra, surpreende a todos com seu desenvolvimento. O que é então o Reino de Deus? Reino ou reinado de Deus é justamente o espaço, o ambiente, a esfera em que Deus circula e age; é a realidade impregnada da presença do Senhor; é a resposta de amor e solidariedade dos filhos e filhas ao projeto do Pai celeste; é a sociedade em que se pratica a justiça e se vive a fraternidade. Tudo isso é expressão do Reino de Deus. Quanto a nós, nossa tarefa é assimilar, viver os valores do Reino e expandi-lo, para que Deus seja glorificado.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 7 de junho de 2015

DIA 7 – DOMINGO - 10º DO TEMPO COMUM

Como a grande família de Jesus, pomo-nos na sua presença para ouvir a sua voz e haurir forças para fazer a sua vontade. Sustentados pela ceia eucarística, renovamos nossa fé e caminhamos no mundo com os olhos nas realidades do céu. Depositemos no Senhor nossa confiança, pois nele se encontra a graça e a fonte de todo bem.

Oração do Dia

Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda.

Reflexão:

Mateus concentra aqui alguns episódios que mostram parte das tribulações de Jesus: as multidões o ocupam tanto que não lhe sobra tempo para comer; seus parentes querem agarrá-lo porque acham que ficou louco; uma comitiva de doutores da Lei chega de Jerusalém acusando-o de estar possuído pelo chefe dos demônios. É muita carga para um ombro só! No final da cena, a presença da mãe e de seus familiares próximos parece trazer um pouco de alívio. Com solicitude, Jesus atende a todos. Primeiro ponto a destacar: Jesus expulsa demônios (poder do mal) pelo poder de Deus. Negar essa verdade é opor-se de modo consciente contra Jesus. É pecar contra o Espírito Santo que o conduz. Segundo: a nova família de Jesus supera os laços de sangue. É constituída por aqueles que fazem a “vontade de Deus”.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

Reencontrados por Deus e reconfirmados na amizade com ele, somos enviados para ser, no mund, sinais da sua graça e da sua salvação.

Fonte: Liturgia Diária

quinta-feira, 4 de junho de 2015

DIA 4 – QUINTA-FEIRA - CORPO E SANGUE DE CRISTO



Fiéis à aliança que Jesus fez conosco, reunimo-nos para nos alimentar com sua palavra e com a eucaristia. Cristo se doa como alimento e como bebida para fortalecer nossa caminhada rumo à convivência fraterna e ao reino de Deus. O memorial da morte e ressurreição do Senhor é o grande mistério de nossa vida.

Oração do Dia

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção.

Reflexão:


Jesus dedica total atenção aos preparativos para a ceia pascal. Com esmero, escolhe “uma grande sala arrumada com almofadas, no andar de cima”. Aí os discípulos “prepararam a Páscoa”. Durante a ceia, a surpresa: Jesus tendo abençoado um pão, entrega-o aos discípulos: é seu corpo. Tomar o pão/corpo de Jesus significa assemelhar-se a ele, aceitar integralmente a sua pessoa. Depois, abençoou um cálice e entregou-o aos discípulos; e todos beberam. Beber do cálice significa aceitar a morte de Jesus e comprometer-se, como ele, com a prática da justiça. A ceia se conclui com um dado litúrgico (“cantando o hino”) e uma ponta de tristeza: no monte das Oliveiras, terá início a paixão de Jesus. Tendo celebrado a eucaristia de modo ritual (última ceia), Jesus a celebrará de modo real no Calvário.
(Dia a dia com o Evangelho 2015)

A festa que celebramos nos recorda o mistério de amor de Deus, que se faz alimento para nós. Ele nos quer membros de sua família reunida em torno da mesa que a todos sustenta e faz viver.

Fonte: Liturgia Diária