domingo, 28 de setembro de 2014

Dia 28 - Domingo - 26º. do Tempo Comum



Aspirando aos mesmos sentimentos que animaram Jesus, pomo-nos diante da ternura e da compaixão de Deus, que acolhe pobres e pecadores. Não o nosso falar, mas o nosso agir é que demonstra se cumprimos a vontade do Pai. Neste dia da Bíblia, lembramos que ela ilumina nossa vida e nos aponta o caminho do reino.

Na primeira leitura (Ezequiel 18,25-28), diz que não podemos culpar a Deus pela nossa infelicidade.

Na segunda leitura (Filipenses 2,1-11), somos convidados a imitar Cristo na humildade e no desprendimento.

O Evangelho (Mateus 21,28-32), diz que não basta apenas dizer sim; é necessário trilhar o caminho da prática da justiça. 

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 21 de setembro de 2014

Dia 21 - Domingo - 25º. do Tempo Comum


Com nossa vida glorifiquemos o Senhor, cujos critérios são diferentes dos nossos; ele é bom e misericordioso para com todos e está perto dos que o invocam. Hoje ele nos convida a trabalhar na construção do reino dos céus e nos oferece a possibilidade de receber seus dons, ouvir sua palavra e experimentar seu amor por nós. 

Na primeira leitura (Isaías 55,6-9), fala que sempre é tempo de conversão, de procurar conhecer a vontade do Senhor.
A segunda leitura (Filipenses 1,20-24.27), mostra a principal preocupação do evangelizador: dedicação à comunidade para que ela viva conforme o evangelho.
O Evangelho (Mateus 20,1-16), fala que o cristão é convidado a surpreender pela sua bondade para com os mais necessitados.

Neste mês dedicado à Bíblia, voltemos o olhar para a vida religiosa consagrada, que há 60 anos vem sendo orientada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), sempre atenta e fiel no cumprimento da palavra de Deus.  


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 14 de setembro de 2014

Dia 14 - Domingo - Exaltação da Santa Cruz



Fonte de salvação para a humanidade, Jesus levantado na cruz é o Senhor de todos os que, pelo batismo, se configuram a ele na morte e na glória. Contemplando e exaltando a santa cruz, queremos nos solidarizar com todos os crucificados de hoje. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos a esperança no amor de Deus para conosco.

Ó Deus, que, para salvar a todos, dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra esse mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção.

Na primeira leitura (Números 21,4-9), mostra que a busca por vida melhor exige paciência e perseverança.

A segunda leitura (Filipenses 2,6-11), fala do projeto de Deus, manifestado em Jesus, prolonga-se na vida dos cristãos.

O Evangelho (João 3,13-17), fala que Jesus é a fonte de salvação para todos e o perfeito revelador do amor do Pai.

Salve, ó cruz bendita e redentora, sinal do amor maior. Contemplando-te, assumimos o compromisso de solidariedade com todos os crucificados pela miséria e pelo abandono. Em ti vemos o sofrimento de Cristo e de todos os pobres.



Fonte: Liturgia Diária

domingo, 7 de setembro de 2014

Dia 7 - Domingo - 23º. do Tempo Comum


Hoje Jesus nos propõe superar os conflitos com o diálogo, o amor mútuo e a correção fraterna. O Mestre se encontra presente entre nós, comunidade reunida em seu nome. Neste dia da pátria, queremos estender nosso olhar e nossa prece sobre todo o povo brasileiro e sobre os dirigentes da nação, para que vigiem com carinho pelos pobres e sofredores.

Na primeira leitura (Ezequiel 33,7-9), fala que em parte, somos responsáveis pela sorte do próximo e pela violência que campeia em nossas cidades.

A segunda leitura (Romanos 13,8-10), fala que o mandamento do amor é a síntese de todos os mandamentos.

O Evangelho (Mateus 18,15-20), fala que a correção fraterna precisa ser realizada em clima de amor e oração.

Na celebração de hoje, aprendemos a importância da vivência fraterna, também com nossos familiares e vizinhos. Nesta semana, procuremos reatar os laços de amor e amizade onde estiverem rompidos. Amar alguém significa ajudar essa pessoa a crescer.


Fonte: Liturgia Diária