domingo, 27 de julho de 2014

Dia 27 - Domingo - 17º. do Tempo Comum



Na eucaristia encontramos o alimento da verdadeira sabedoria que nos conduz à salvação. Queremos realizar em nossa vida o projeto que Deus tem para nós e entrar na posse dos seus tesouros. Para isso, somos convidados a nos servir do antigo e do novo de modo que permaneçamos fiéis aos valores do seu reino.

Na primeira leitura (1 Reis 3,5.7-12), fala da sabedoria necessária aos governantes para bem servir o povo.
A segunda leitura (Romanos 8,28-30), fala que Deus, artesão perfeito, fez de nós uma obra-prima à imagem do seu Filho.
O Evangelho (Mateus 13,44-52), fala que faz-se necessário investir no reino dos céus sem hesitação.
 
Todos buscamos alguma coisa na vida. Não raro, porém, o que almejamos não é o melhor para nossa vida nem para a vida dos outros. À procura da felicidade, "vendemos" algo e apostamos naquilo que realmente parece propiciá-la. O Senhor nos dê muita sabedoria para buscarmos o verdadeiro tesouro que nos realiza como seres humanos.
 
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de julho de 2014

Dia 20 - Domingo - 16º. do Tempo Comum


Fonte e ápice da vida cristã, a eucaristia nos proporciona a experiência da benevolência e fidelidade de Deus. Nesta celebração, o Senhor paciente e misericordioso vem em nosso auxílio com seu Espírito, para que o joio em nosso meio não nos desanime da construção do seu reino.

Na primeira leitura (Sabedoria 12,13.16-19), fala que o poder de Deus se mostra na capacidade de amar e perdoar.
A segunda leitura (Romanos 8,26-27), mostra que o Espírito Santo nos auxilia em nossas fraquezas e dúvidas.
No Evangelho (Mateus 13,24-43), fala que Jesus nos ensina a ser pacientes e perseverantes na construção do reino.

Em circunstâncias em que o joio parece triunfar, talvez seja propício recordar a famosa prece: "Senhor, dá-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir uma da outra". Aprendamos de Deus a ter paciência e compreensão e não julgar e condenar de forma precipitada.

Fonte: Liturgia Diária.



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dia 13 - Domingo - 15º. do Tempo Comum



Semeador da semente do reino, Jesus quer fazer de nosso coração terreno fértil para a mensagem de vida e liberdade por ele anunciada. Dispostos a gerar continuamente em nosso ser os frutos do Espírito, acolhamos com alegria e generosidade a boa semente que o Senhor nos concede.

Na primeira leitura (Isaías 55, 10-11), mostra a força que a palavra de Deus tem para libertar e proporcionar vida.
A segunda leitura (Romanos 8,18-23), fala que nós e a criação inteira ansiamos pela libertação de toda escravidão e maldade, para construir o mundo novo.
O Evangelho (Mateus 13,1-23), fala que a semente da palavra tem tudo para crescer e frutificar, mas precisa encontrar um coração aberto e generoso.
O esporte é grande incentivador de integração das nações, de fraternidade entre as equipes e de crescimento humano. Os governantes têm a nobre tarefa de proporcionar aos jovens, principalmente, a oportunidade de mostrar seus talentos nas atividades esportivas saudáveis e benéficas para a cidadania.

Fonte: Liturgia Diária.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dia 6 - Domingo - 14º. do Tempo Comum


Como povo que pertence a Cristo, estamos reunidos para elevar a Deus nossa prece de louvor e agradecimento por conceder aos pobres e humildes a sabedoria do reino. Manso e humilde de coração, Jesus quer que façamos parte do seu grupo e aprendamos dele como tornar nosso jugo suave e nosso fardo leve.

A primeira leitura (Zacarias 9,9-10), mostra que um governo justo, voltado para os pobres, é sempre esperança para o povo.
Na segunda leitura (Romanos 8,9.11-13), somos chamados a passar da vida segundo a carne para a vida segundo o espírito.
O Evangelho (Mateus 11,25-30), Jesus fez a clara opção pelos empobrecidos.
Jesus se apresenta manso e humilde e revela os valores do reino aos pequenos. Ele nos convida a experimentar sua mansidão e humildade e banir do coração todo orgulho e arrogância.