domingo, 29 de junho de 2014

Dia 29 - Domingo - SÃO PEDRO E SÃO PAULO



Celebramos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração. Bendizemos a Deus pela fé viva de Pedro e pelo ardor missionário de Paulo e comungamos com a vida e a missão do papa Francisco, sucessor de Pedro. 


Na primeira leitura (Atos 12,1-11), mostra que a testemunha de Jesus incomoda e por isso, a exemplo do mestre, sofre ameaças.
A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18), fala que após reconhecer que concluiu a missão com fidelidade, o cristão encara o fim da vida com serenidade.
O Evangelho (Mateus 16,13-19), fala que a comunidade cristã recebe de Jesus a missão de acolher e partilhar o perdão, dom de Deus.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 22 de junho de 2014

Dia 22 - Domingo - 12º. do Tempo Comum


Com a celebração de Dom Fernando, hoje iniciamos as comemorações de nossa padroeira.


A celebração de hoje nos anima a depositar toda nossa confiança no Senhor diante das provações. A eucaristia é força e auxílio para a superação dos medos que tomam conta de nossa vida e nos afastam do compromisso com Jesus e com seu reino. 

Na primeira leitura (Jeremias 20,10-13), mostra que Deus está do lado dos perseguidos injustamente.
A segunda leitura (Romanos 5,12-15), fala que graças a Jesus, passamos da morte para a vida.
O Evangelho (Mateus 10,26-33),  Jesus nos pede que não tenhamos medo das incompreensões e perseguições.

Veja a homilia com Dom Fernando:

Em face dos poderosos e de instituições manipuladora, o povo pode se tornar presa fácil. Por isso, nessas situações, Jesus nos anima e nos faz o alerta: "Não tenham medo". O medo paralisa e torna a pessoa um joguete de interesses escusos.

Clique aqui para ver as fotos da celebração.
Fonte: Liturgia Diária

quinta-feira, 19 de junho de 2014

DIA 19 – QUINTA-FEIRA - CORPO E SANGUE DE CRISTO



Com alegria nos reunimos para a celebração da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Outrora Deus alimentou o povo no deserto com o maná, hoje nos alimenta com o pão vivo descido do céu, seu próprio Filho. A eucaristia é comunhão com o Senhor e com cada membro do seu corpo eclesial.

A primeira leitura (Deuteronômio 8,2-3.14-16), fala que a dureza do deserto mostra que o ser humano não é autossuficiente.
Na segunda leitura (1 Coríntios 10, 16-17), fala que na eucaristia participamos da vida (corpo) e da morte (sangue) de Cristo.
O Evangelho (João 6,51-58), mostra que comer a carne e beber o sangue de Cristo é assimilá-lo e assumir seu projeto.
 
A festa que celebramos nos recorda o mistério de amor de Deus, que se fez alimento para nós.
Ele nos quer membros de sua família reunida em torno da mesa que a todos sustenta e faz viver.
 
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 15 de junho de 2014

Dia 15 - Domingo - Santíssima Trindade



Celebrando a solenidade da Santíssima Trindade, bendigamos a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Sintamo-nos todos amados e acolhidos pela Trindade santa, que nos chama a viver na concórdia e na paz e com a qual queremos estabelecer firme comunhão de vida. 


Na primeira leitura (Êxodo 34,4-6.8-9), Deus se revela a Moisés como o Deus da misericórdia e da fidelidade.
A segunda leitura (2 Coríntios 13,11-13), é apresentado o retrato da comunidade que procura viver os valores da Santíssima Trindade.
O Evangelho (João 3,16-18), mostra que Deus é amor que salva e comunica vida plena.
Esta solenidade nos lembrou que Deus é trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, nossa vida seja constante louvor à Santíssima Trindade, que nos quer também participantes dessa comunidade de amor.

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dia 8 - Domingo - Pentecostes



Celebremos com muita alegria a solenidade de Pentecostes. O Espírito do Senhor desceu sobre nós e nos congregou na mesma fé e numa só família. O universo todo se renova com a presença do Espírito criador e unificador, pelo qual formamos um único corpo em Cristo.

Na primeira leitura (Atos 2,1-11), mostra que a comunidade santificada pelo Espírito fala de modo que todos entendem.
A segunda leitura (1 Coríntios 12,3-7.12-13), mostra que os dons recebidos do Espírito são para a edificação da comunidade.
O Evangelho (João 20,19-23), mostra a presença do Espírito, prometido por Jesus, torna a comunidade acolhedora e reconciliadora.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 1 de junho de 2014

Dia 1 - Domingo - Ascensão do Senhor



 

Em comunhão com os cristãos do mundo inteiro, celebramos hoje a Ascensão do Senhor, plenitude da Páscoa, cuja memória atualizamos na eucaristia. Jesus conclui sua missão, despede-se dos seus – sem abandoná-los – e é elevado e glorificado pelo Pai. Convocada para dar continuidade à missão de Jesus, a Igreja comemora o dia das comunicações sociais e se prepara para a solenidade de Pentecostes. 

Na primeira leitura (Atos 1,1-11), Jesus, ao se despedir, deixa aos discípulos a tarefa de continuar a missão que ele iniciou.
Na segunda leitura (Efésios 1,17-23),  Elevado ao céu, Cristo é a cabeça da Igreja e o Senhor da humanidade.
No Evangelho (Mateus 28,16-20),  Jesus garante sua presença na Igreja e a envia em missão.

“Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

Fonte: Liturgia Diária