domingo, 30 de março de 2014

Dia 30 – Domingo – 4º. da Quaresma




Filhos da luz, reunimo-nos para adorar o Senhor e celebrar a eucaristia, que ilumina nossa vida e afasta as trevas que querem nos envolver.

Somos hoje convidados a viver a alegria de deixar-nos conduzir por Jesus, que cura nossa cegueira e nos dá condições de ver e julgar as realidades do mundo com os olhos da fé.

A primeira leitura (1 Samuel 16,1.6-7.10-13) mostra que Deus não age segundo critérios humanos: ele vê o coração das pessoas, não se deixa influenciar pelas aparências.

Na segunda leitura (Efésios 5,8-14) fala que a partir do batismo, somos novas criaturas; por isso, nossos frutos devem ser de bondade, justiça e verdade.


O Evangelho (João 9,1-41) mostra que o encontro com Jesus, luz da humanidade, transforma nossa vida de trevas em vida iluminada.



Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia 23 – Domingo – 3º da Quaresma



A água, sinal de vida, é presença marcante na liturgia quaresmal.
Ao celebrar a eucaristia, aproximamo-nos de Jesus, dom do Pai e fonte de água viva para a vida eterna.

Vamos beber do poço que é o próprio Cristo a fim de termos forças para atravessar os desertos da existência.
A primeira leitura (Êxodo, 17,3-7) diz  que a água é fundamental para manter a vida; comecemos a valorizá-la.

A segunda leitura (Romanos 5,1-2.5-8), fala que Jesus morreu por todos, estabelecendo a harmonia da humanidade com Deus.
No Evangelho (João, 4,5-42), fala que a humanidade necessita saciar sua sede de vida na verdadeira fonte: Jesus.

Na caminhada da vida, muitos são os momentos em que as forças nos faltam e precisamos de novo vigor.  A celebração nos revelou qual água sacia nossa sede mais profunda e renova continuamente nosso ser.
 
Fonte: Liturgia Diária
 
 

domingo, 16 de março de 2014

Dia 16 – Domingo – 2º. da Quaresma



O Senhor nos convoca para subir à montanha com ele e fazer a experiência de sua glória.

Sua transfiguração nos revela os rostos desfigurados de tantos irmãos e irmãs, pobres e sofredores, que clamam por dignidade.

A páscoa de Cristo se manifesta nas comunidades que fazem brilhar no muno a boa-nova do evangelho.

A primeira leitura (Gênisis 12,1-4) nos dá o exemplo de Abraão, que somos todos convidados a sair de nós mesmos e confiar nas promessas de Deus.

Na segunda leitura (2 Timóteo 1,8-10) fala que todos somos vocacionados à santidade.

O Evangelho (Mateus 17,1-9) diz que somos chamados a transfigurar nossa vida para que possamos transformar a realidade que nos cerca.


É tarefa contínua do cristão se empenhar para transformar as situações de sofrimento em realidade humana e fraterna. Ouçamos sempre a voz de Jesus, que nos convida a ser solidários com os sofredores.


Fonte: Liturgia Diária





domingo, 9 de março de 2014

Dia 9 - Domingo – 1º. da Quaresma



Conduzidos pelo Espírito de Deus, celebramos em louvor daquele que venceu as tentações e nos garantiu o dom da vida sem fim.

Em comunhão com Jesus, vamos nos alimentar do pão da Palavra e da eucaristia, para podermos superar toda tentação e obstáculo em nosso caminho.

A primeira leitura (Gênesis 2,7-9;3,1-7) diz que há dois projetos que se opõem: o de Deus, de harmonia e vida; o da serpente, de autossuficiência e morte.

Na segunda leitura (Romanos 5,12-19) a figura de Adão, desobediente a Deus e responsável pelo pecado, contrasta com a figura de Cristo, obediente ao Pai e responsável pela graça.

O Evangelho (Mateus 4,1-11) nos mostra que com Jesus e com a sua palavra, podemos vencer as tentações que buscam nos afastar do projeto de Deus.


Os 40 dias de Jesus no deserto revivem os 40 anos de caminhada do povo de Deus para a terra prometida. Com Jesus percorremos o caminho da doação total rumo à plena vida, dom do Pai.

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 3 de março de 2014

Dia 2 – Domingo – 8º do Tempo Comum



Continuando o sermão da montanha:

Deus é nosso rochedo e salvação, depositamos nele toda a confiança.

A liturgia deste domingo orienta nossa preocupação para a busca do seu reino, pois tudo o mais nos vem por acréscimo.

A eucaristia nos dá esta certeza: nosso Pai nunca nos abandona nem nos esquece.

Na Primeira Leitura (Isaías 49,14-15),  mostra que Deus dedica cuidado carinhoso a cada um de nós.

A Segunda Leitura (1 Coríntios 4,1-5), Paulo apresenta o modelo de servidor do evangelho e da comunidade.


O Evangelho (Mateus 6, 24-34), mostra que Cabe-nos saber buscar antes de tudo o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais virá por acréscimo.

Fonte: Liturgia Diária