domingo, 28 de dezembro de 2014

Dia 21 - Domingo - SAGRADA FAMÍLIA


Rezemos, nesta festa, em comunhão com todas as nossas famílias. Convidados a imitar os valores vividos pela família de Jesus, Maria e José, celebremos e contemplemos a Sagrada Família, modelo de compromisso com a palavra de Deus e com o reino dos céus.

Oração do Dia
 
Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa.

A primeira leitura (Eclesiástico 3,3-7.14-17), fala do mandamento do amor gera perdão e alegria.

Na segunda leitura (Colossenses 3,12-21), fala das Famílias unidas, fraternas e generosas geram comunidades santas.

O Evangelho (Lucas 2,2-40), mostra que com Jesus, chega a boa-nova da salvação.

"Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine  o que é a família, sua comunhão com o amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível: aprendamos qual é sua função primária no plano social" (Paulo 6º.)


Fonte: Liturgia Diária.

 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Feliz Natal


É Natal!

Um menino nos foi dado

E a nós foi revelado

O Plano de amor do Pai

É Natal!

E Jesus se faz criança

E em nós nasce a esperança

De reaprender a amar

É Jesus, o Príncipe da Paz

Sinal para os perdidos

Astro que brilha mais

É Jesus, mão forte do Senhor

Consolo e ternura

Do Pai olhar de amor

Feliz Natal a Todos !!!

domingo, 21 de dezembro de 2014

Dia 21 - Domingo - 4º. do Advento

Foto na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Diocese de Santo Amaro - São Paulo


4º. do Advento
Hoje foi acesa a quarta e última vela da coroa.  O Natal está próximo e é com muita alegria que esperamos a chegada.


Graças ao sim de Maria, Deus veio habitar entre nós na pessoa de Jesus. Disponíveis para a ação do Espírito em nossa vida, contemplemos nesta liturgia o mistério da encarnação. A páscoa do Senhor se manifesta nas pessoas e grupos que acolhem a boa-nova anunciada pelos mensageiros de Deus. 

A primeira leitura (2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16), fala que Deus quer caminhar com seu povo, e não ficar trancado no templo.

Na segunda leitura (Romanos 16,25-27), mostra que 0 mistério de Deus se revela à humanidade em Jesus encarnado.

O Evangelho (Lucas 1,26-38), fala que Maria aceita a proposta de ser a mãe de Jesus.

Com nossa vida demos glória àquele que nos concedeu, nesta liturgia, celebrar a mistério pascal e renovar nossa fé.
Maria, nossa mãe, ensine-nos a ser, a seu exemplo, servos e servas do menino Deus que chega a nós no Natal.

Fonte: Liturgia Diária
 

domingo, 14 de dezembro de 2014

Dia 14 - Domingo - 3º. do Advento



3º. do Advento
Hoje foi acesa a terceira vela da coroa, a vela da alegria. É com muita alegria que esperamos a chegada do Natal.

Celebremos com fé este domingo da alegria, quando já desponta no horizonte a luz daquele que chega no Natal. Nosso espírito se alegra no Senhor, que faz maravilhas em favor do povo e nos unge para a missão de proclamar a salvação a todas as pessoas.


A primeira leitura (Isaías 61,1-2.10-11), fala que a celebração é momento de exultação, pois Deus está em nosso meio.

A segunda leitura (1 Tessalonicenses 5,16-24), fala que o desejo de Deus é ver-nos felizes. Mas o que significa para nós ser feliz?

O Evangelho (João 1,6-8.19-28)mostra que a missão de João Batista é apontar a luz para a humanidade.


Fonte: Liturgia Diária



domingo, 7 de dezembro de 2014

Dia 7 - Domingo - 2º. do Advento

Foto na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Largo do Socorro - São Paulo
2º. do Advento Hoje foi acesa a segunda vela do Advento e o Padre Cicero desafio a comunidade com duas palavras: Paciência e Diálogo.

João Batista nos convida a preparar os caminhos por onde o Senhor vai passar e nos trazer a paz e a salvação. Na esperança do dia do Senhor, fazemos experiência da paciência de Deus e da sua consolação. Esta liturgia nos anime a construir o novo céu e a nova terra que todos desejamos.


A primeira leitura (Isaías 40,1-5.9-11), fala que é necessário preparar o caminho para o Messias.

Na segunda leitura (2 Pedro 3,8-14), fala que Deus tem o tempo e dá tempo para a conversão.

O Evangelho (Marcos 1,1-8), fala que João Batista é o precursor que anuncia e apresenta o Salvador.

João Batista é a figura central neste tempo de preparação para o Natal. Ele anuncia a chegada do Messias e prepara o povo para acolher o Salvador da humanidade.
Durante estes dias de campanha de Evangelização, somos motivados a reconhecer nossa responsabilidade pelo anúncio da boa-nova.

Fonte: Liturgia Diária


domingo, 30 de novembro de 2014

Dia 30 - Domingo - 1º. do Advento


1º. do Advento 
Hoje foi acesa a vela verde, a vela da esperança.
 
Iniciemos a caminhada em preparação para o Natal dispostos a nos deixar moldar por Deus como barro nas mãos do oleiro. A liturgia nos faz forte apelo à vigilância, convida-nos a estar acordados e atentos, pois o Senhor vem nos visitar. Abramos mente e coração para acolher a graça e a paz que vêm da parte de Deus.

Na primeira leitura (Isaías 63, 16-17.19;64,2-7), mostra que o povo reconhece estar distante dos caminhos do Senhor e deseja sua vinda.

A segunda leitura (1 Coríntios 1,3-9), fala que todos somos chamados à comunhão plena com Jesus Cristo.

O Evangelho (Marcos 13,33-37), fala para ficarmos sempre atentos e preparados, pois Deus quer nos visitar.

Com esta celebração, iniciamos o Advento. Vivamos com fervor este tempo, que possui dupla característica: prepara-nos para as solenidades do Natal e orienta nosso coração para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos.

Fonte: Liturgia Diária

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parabéns Padre Cícero!!!


 
Hoje estamos em festa!!! 



Comemoramos os 10 Anos de Sacerdócio do nosso Pároco!






Aproveitamos para agradecer por todo o zelo e atenção dedicados a nós, suas ovelhas!





Parabéns Pe Cícero!!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia 23 - Domingo - JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO



Reunidos e acolhidos por Deus, celebramos a festa de Cristo Rei, a quem se submetem todos os poderes do mundo. O reino de Jesus é pleno de cuidado e de amor pela vida. Neste dia dos leigos e leigas, reconheçamos que depende de nós antecipar a vinda desse reino pelo nosso empenho pessoal, familiar, comunitário e profissional.


Na primeira leitura (Ezequiel 34,11-12.15-17), fala que o bom pastor não descansa enquanto houver ovelhas a ser resgatadas.


A segunda leitura (1 Coríntios 15,20-26.28), fala que Cristo, ressuscitado e rei do universo, é o Senhor da história e da humanidade.


O Evangelho (Mateus 25,31-46), fala que nos faz sentar ao lado de Cristo, rei do universo, é a caridade praticada em favor do necessitado.

Na festa de Cristo Rei, que conclui o ano litúrgico, realiza-se a abertura da Campanha para a Evangelização em todas as dioceses do Brasil. Ao longo da semana, preparemos o coração para o início do tempo do Advento, no próximo domingo. 

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Dia 16 - Domingo - 33º do Tempo Comum



Filhos e filhas da luz, nós nos reunimos para celebrar a páscoa de Jesus. Esta liturgia nos convida a ser comunidade disposta a bem administrar os dons e talentos que Deus nos concede e confia. Somos chamados a participar da alegria do Senhor, que espera sempre nos poder dizer: “Servo bom e fiel, eu lhe confiarei muito mais”. 

A primeira leitura (Provérbios 31,10-13.19-20.30-31), fala que a mulher virtuosa e temente a Deus é bênção para toda a família.

Na segunda leitura (1 Tessalonicenses 5,1-6) fala que a vigilância cristã deve ser contínua.

O Evangelho (Mateus 25,14-30 ou 14-15.19-21), fala da vigilância cristã consiste em trabalhar os talentos recebidos para construir o reino de Deus.

Todos temos compromisso com a comunidade e a sociedade, multiplicando os dons que o Senhor nos confia e pondo-os a serviço de um mundo melhor. Pois um mundo melhor é possível, e ele depende também de nós.


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 9 de novembro de 2014

Dia 9 - Domingo - DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO



Estamos reunidos na casa de Deus para a festa de aniversário da dedicação da Basílica do Latrão, mãe de todas as igrejas. Em comunhão com as comunidades cristãs do mundo inteiro, nós, templos vivos do Espírito Santo, queremos celebrar a páscoa de Jesus transbordantes da alegria e da vida que manam do seu corpo ressuscitado. 

A primeira leitura (Ezequiel 47,1-2.8-9.12), fala do templo sai água santificadora e salvífica em benefício das pessoas.

Na segunda leitura (1 Coríntios 3,9-11.16-17), mostra que a comunidade, morada do Espírito Santo, é a construção edificada sobre Cristo.

O Evangelho (João 2,13-22), fala Cristo ressuscitado é o novo templo que reúne os cristãos.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 2 de novembro de 2014

Dia 2 - Domingo - TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS


Somos convidados a entrar em comunhão com o Pai do céu e rezar pelos falecidos. Hoje celebramos em sufrágio de todos os que, justificados por Cristo, já partiram desta vida e esperam ver a Deus face a face. Todos desejamos um dia contemplar eternamente a glória do Senhor e saborear sua bondade e misericórdia sem fim.

A primeira leitura, fala que nosso destino é ver a Deus face a face.

Na segunda leitura, Cristo nos justifica e nos reconcilia com Deus para vivermos a esperança que não decepciona.

O Evangelho fala que a vontade de Deus é que creiamos em Jesus e nele tenhamos a vida eterna.
 
"A esperança da ressurreição nos anime, pois os que perdemos neste mundo tornaremos a vê-los no outro; basta para isso crermos no Senhor com verdadeira fé. Ó morte, que separas os casados e, tao dura e cruelmente, separas também os amigos! Mas teu poder já está esmagado. Teu domínio impiedoso foi aniquilado por aqueles que te ameaçou com o brado de Oseias: 'ó morte, eu serei a tua morte" (são Bráulio de Saragoça)
 
Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia 26 - Domingo - 30º. do Tempo Comum


Dispostos a servir o Deus vivo e verdadeiro, a ele dedicamos todo nosso amor. Amar a Deus e ao próximo são mandamentos inseparáveis, pois o primeiro – e o maior de todos – implica estabelecer com os irmãos relações de solidariedade, partilha e serviço. A eucaristia que nos reúne é expressão do amor misericordioso do Pai para conosco. Celebremos em comunhão também com os jovens neste seu dia.


Na primeira leitura (Êxodo 22,20-26), Deus convida a defender a vida dos pobres e esquecidos.
A segunda leitura (1 Tessalonicenses 1,5-10), fala que a memória é importante para a vida da comunidade.

O Evangelho (Mateus 22,34-40), mostra os dois amores da vida, Deus e o próximo: amando um, estaremos amando o outro.
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 19 de outubro de 2014

Dia 19 - Domingo - 29º. do Tempo Comum


Demos glória ao Senhor da história, que nos concede seu Espírito para podermos vencer os planos e armadilhas das forças contrárias ao reino. A ele pertence a vida do povo, e não aos poderes do mundo. Celebramos hoje o dia mundial das missões, com o tema “missão para libertar” e o lema: “Enviou-me a proclamar a libertação”. Sejamos missionários da esperança e da alegria.

Na primeira leitura (Isaías 45,1.4-6), fala que Ciro, rei pagão, torna-se instrumento de salvação nas mãos de Deus.

Na segunda leitura (1 Tessalonicenses 1,1-5), fala que o tripé de uma autêntica comunidade cristã é a fé, o amor e a esperança.


O Evangelho (Matheus 22,15-21), fala que a autoridade é responsável pelo bem-estar do povo, que a Deus pertence.


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 12 de outubro de 2014

Dia 12 - Domingo - Nossa Senhora Aparecida


Celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, mãe do povo brasileiro. Maria é a mãe sempre atenta às necessidades de seus filho e filhas.
Com alegria, louvemos aquela que sempre disse sim a Deus e nos anima a cumprir a palavra de seu Filho.
A padroeira do Brasil nos cobre com seu manto e nos ensina a ser verdadeiros discípulos missionários de Jesus.

Na primeira leitura (Ester 5,1-2;7, 2-3), fala que Ester é a mulher sensível aos problemas do povo.

A segunda leitura (Apocalipse 12,1.5.13.15-16), fala que Maria é fonte de inspiração para vencer o mal e gerar o projeto de Jesus.

O Evangelho (João 2,1-11), fala que Maria nos ensina a ouvir e fazer o que Jesus pede.

O povo brasileiro encontra "a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vê refletida a mensagem essencial do evangelho. Nossa mãe querida, desde Aparecida, convida-nos a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da lus de fé".

Feliz dia das crianças!!!

Viva Nossa Senhora!!!



Fonte: Liturgia Diária

domingo, 5 de outubro de 2014

Dia 5 - Domingo - 27º. do Tempo Comum


Vinha amada do Senhor, a Igreja se reúne para orar, suplicar e fazer sua ação de graças ao Deus da paz. A páscoa de Jesus se realiza nas comunidades abertas à palavra da vida e dispostas a produzir muitos e bons frutos. Neste mês das missões, com o tema: “missão para libertar”, somos convidados a aprofundar a reflexão da Campanha da Fraternidade sobre a realidade cruel do tráfico humano.

Na primeira leitura (Isaías 5,1-7), fala que a comunidade é a vinha do Senhor, da qual ele cuida com carinho e espera frutos de amor e justiça.

A segunda leitura (Filipenses 4,6-9),  mostra que a celebração é o momento privilegiado para aprendermos a ser ternos, apesar dos conflitos.


O Evangelho (Mateus 21,33-43), fala que todos somos trabalhadores do reino de Deus e também responsáveis pelo seu crescimento.

Iniciando outubro, somos convidados a refletir sobre a ação da Igreja. Ela é por essência missionária. Neste domingo tivemos bela e nobre missão: escolhemos dos nossos governantes para os próximos quatro anos. Nessa escolha, pensemos principalmente no bem do povo brasileiro.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 28 de setembro de 2014

Dia 28 - Domingo - 26º. do Tempo Comum



Aspirando aos mesmos sentimentos que animaram Jesus, pomo-nos diante da ternura e da compaixão de Deus, que acolhe pobres e pecadores. Não o nosso falar, mas o nosso agir é que demonstra se cumprimos a vontade do Pai. Neste dia da Bíblia, lembramos que ela ilumina nossa vida e nos aponta o caminho do reino.

Na primeira leitura (Ezequiel 18,25-28), diz que não podemos culpar a Deus pela nossa infelicidade.

Na segunda leitura (Filipenses 2,1-11), somos convidados a imitar Cristo na humildade e no desprendimento.

O Evangelho (Mateus 21,28-32), diz que não basta apenas dizer sim; é necessário trilhar o caminho da prática da justiça. 

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 21 de setembro de 2014

Dia 21 - Domingo - 25º. do Tempo Comum


Com nossa vida glorifiquemos o Senhor, cujos critérios são diferentes dos nossos; ele é bom e misericordioso para com todos e está perto dos que o invocam. Hoje ele nos convida a trabalhar na construção do reino dos céus e nos oferece a possibilidade de receber seus dons, ouvir sua palavra e experimentar seu amor por nós. 

Na primeira leitura (Isaías 55,6-9), fala que sempre é tempo de conversão, de procurar conhecer a vontade do Senhor.
A segunda leitura (Filipenses 1,20-24.27), mostra a principal preocupação do evangelizador: dedicação à comunidade para que ela viva conforme o evangelho.
O Evangelho (Mateus 20,1-16), fala que o cristão é convidado a surpreender pela sua bondade para com os mais necessitados.

Neste mês dedicado à Bíblia, voltemos o olhar para a vida religiosa consagrada, que há 60 anos vem sendo orientada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), sempre atenta e fiel no cumprimento da palavra de Deus.  


Fonte: Liturgia Diária

domingo, 14 de setembro de 2014

Dia 14 - Domingo - Exaltação da Santa Cruz



Fonte de salvação para a humanidade, Jesus levantado na cruz é o Senhor de todos os que, pelo batismo, se configuram a ele na morte e na glória. Contemplando e exaltando a santa cruz, queremos nos solidarizar com todos os crucificados de hoje. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos a esperança no amor de Deus para conosco.

Ó Deus, que, para salvar a todos, dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra esse mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção.

Na primeira leitura (Números 21,4-9), mostra que a busca por vida melhor exige paciência e perseverança.

A segunda leitura (Filipenses 2,6-11), fala do projeto de Deus, manifestado em Jesus, prolonga-se na vida dos cristãos.

O Evangelho (João 3,13-17), fala que Jesus é a fonte de salvação para todos e o perfeito revelador do amor do Pai.

Salve, ó cruz bendita e redentora, sinal do amor maior. Contemplando-te, assumimos o compromisso de solidariedade com todos os crucificados pela miséria e pelo abandono. Em ti vemos o sofrimento de Cristo e de todos os pobres.



Fonte: Liturgia Diária

domingo, 7 de setembro de 2014

Dia 7 - Domingo - 23º. do Tempo Comum


Hoje Jesus nos propõe superar os conflitos com o diálogo, o amor mútuo e a correção fraterna. O Mestre se encontra presente entre nós, comunidade reunida em seu nome. Neste dia da pátria, queremos estender nosso olhar e nossa prece sobre todo o povo brasileiro e sobre os dirigentes da nação, para que vigiem com carinho pelos pobres e sofredores.

Na primeira leitura (Ezequiel 33,7-9), fala que em parte, somos responsáveis pela sorte do próximo e pela violência que campeia em nossas cidades.

A segunda leitura (Romanos 13,8-10), fala que o mandamento do amor é a síntese de todos os mandamentos.

O Evangelho (Mateus 18,15-20), fala que a correção fraterna precisa ser realizada em clima de amor e oração.

Na celebração de hoje, aprendemos a importância da vivência fraterna, também com nossos familiares e vizinhos. Nesta semana, procuremos reatar os laços de amor e amizade onde estiverem rompidos. Amar alguém significa ajudar essa pessoa a crescer.


Fonte: Liturgia Diária


domingo, 31 de agosto de 2014

Dia 31 - Domingo - 22º. do Tempo Comum


O Senhor hoje nos pede que abandonemos velhas maneiras de pensar e agir para podermos segui-lo com fidelidade. Deixando-nos envolver pela força e amor de Deus, celebramos a páscoa de Jesus, a qual se manifesta em todos os que empenham a própria vida no compromisso com o evangelho.

A Primeira Leitura (Jeremias 20,7-9), fala que a palavra de Deus nos seduz e nos compromete com seu projeto.

Na Segunda Leitura (Romanos 12, 1-2), mostra que o verdadeiro culto que agrada a Deus é fazer sua vontade. 

O Evangelho (Mateus 16, 21-27), fala que o seguimento de Jesus exige renúncia e comprometimento.

Nesta eucaristia, que conclui o mês vocacional, Jesus nos propôs a renuncia a tudo o que, dentro e fora de nós, impede seu fiel seguimento e nos pediu que assumamos a cruz de cada dia, sem, porém, inventarmos cruzes desnecessárias.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 24 de agosto de 2014

Dia 24 - Domingo - 21º. do Tempo Comum




Quem é Jesus para nós? A liturgia de hoje nos faz essa pergunta fundamental. A resposta de Pedro seja nossa convicção: Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. E nossa resposta pessoal, auxiliada pela sabedoria divina, nos comprometa com seu projeto. Celebremos em comunhão com os vocacionados aos ministérios e serviços diversos na comunidade. 


Na primeira leitura (Isaías 22,19-23), fala que o exercício do poder tem em vista o bem comum.

A segunda leitura (Romanos 11,33-36), mostra que Deus age de modo sábio e misterioso na história da humanidade.

Evangelho (Mateus 16,13-20), fala que conduzir a Igreja de Jesus requer os fundamentos do amor e da disponibilidade.

Pedro professou sua fé em Jesus, o Filho de Deus, graças à escuta da sua palavra e à convivência com ele. O discípulo, seguidor do Mestre, descobre a verdade dos desígnios divinos ao se deixar iluminar pela luz da fé e da palavra de Deus.


Fonte: Liturgia Diária



domingo, 17 de agosto de 2014

Dia 17 - Domingo - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA



Com Maria, cantemos as maravilhas que Deus continua realizando em benefício de todo o povo. Assunta ao céu, ela atingiu a plenitude da salvação e espera por nossa companhia. Celebremos em comunhão com os vocacionados à vida consagrada: religiosos e consagrados seculares, que, a exemplo de Nossa Senhora, dão seu sim generoso ao projeto de Jesus. 


Na primeira leitura (Apocalipse 11,19; 12,1.3-6.10), fala de Maria assunta ao céu é sinal da vida do povo grávido de Deus que aguarda a revelação da glória.

A segunda leitura (Coríntios 15,20-27), fala sobre a vitória de Cristo sobre a morte é símbolo também de nossa vitória.


Evangelho (Lucas 1,39-56), fala que Em Maria, humilde serva do Senhor, Deus tem espaço para operar maravilhas.

Maria já participa do banquete do reino com seu filho. Nesta eucaristia, é os concedido antecipar a alegria que o Pai reserva a todos os que são fiéis a Jesus.

Fonte: Liturgia Diária

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia 10 - Domingo - 19º. do Tempo Comum


Com alegria nos reunimos para celebrar a páscoa dominical e fazer experiência da brandura e da bondade de Deus. Jesus presente na Palavra e na eucaristia é nossa segurança nas tempestades da vida. Saudemos os vocacionados à vida em família, com atenção especial aos pais, neste dia dedicado a eles.

A primeira leitura (1 Reis 19,9.11-13), fala que Deus pode nos falar de muitas maneiras, também no silêncio do coração.
Na segunda leitura (Romanos 9,1-5), somos convidados a não medir esforços na defesa do projeto de Deus.
O Evangelho (Mateus 14,22-33), mostra que é preciso atravessar as ondas da resistência para construir o reino de Deus.

Fonte: Liturgia Diária




domingo, 3 de agosto de 2014

Dia 3 - Domingo - 18º. do Tempo Comum



Jesus nos convoca ao banquete em sua casa para ouvirmos sua palavra, fonte de vida, e nos alimentarmos com a Eucaristia. Celebramos o amor de Cristo por nós, que se manifesta nas pessoas e grupos que têm compaixão e sabem partilhar com os pobres e famintos. Neste primeiro domingo do mês vocacional, recordamos os vocacionados para o ministério ordenado – diáconos, padres e bispos – e saudamos de modo especial o nosso pároco. 


Na primeira leitura (Isaías 55,1-3), somos convidados a participar do banquete messiânico que o Senhor nos oferece gratuitamente.
A segunda leitura (Romanos 8,35.37-39), mostra o amor de Deus é nosso aliado, ninguém pode nos separar dele.
O Evangelho (Mateus 14,13-21), fala que Jesus propõe a superação da fome e da miséria com a colaboração de toda a sociedade.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 27 de julho de 2014

Dia 27 - Domingo - 17º. do Tempo Comum



Na eucaristia encontramos o alimento da verdadeira sabedoria que nos conduz à salvação. Queremos realizar em nossa vida o projeto que Deus tem para nós e entrar na posse dos seus tesouros. Para isso, somos convidados a nos servir do antigo e do novo de modo que permaneçamos fiéis aos valores do seu reino.

Na primeira leitura (1 Reis 3,5.7-12), fala da sabedoria necessária aos governantes para bem servir o povo.
A segunda leitura (Romanos 8,28-30), fala que Deus, artesão perfeito, fez de nós uma obra-prima à imagem do seu Filho.
O Evangelho (Mateus 13,44-52), fala que faz-se necessário investir no reino dos céus sem hesitação.
 
Todos buscamos alguma coisa na vida. Não raro, porém, o que almejamos não é o melhor para nossa vida nem para a vida dos outros. À procura da felicidade, "vendemos" algo e apostamos naquilo que realmente parece propiciá-la. O Senhor nos dê muita sabedoria para buscarmos o verdadeiro tesouro que nos realiza como seres humanos.
 
Fonte: Liturgia Diária

domingo, 20 de julho de 2014

Dia 20 - Domingo - 16º. do Tempo Comum


Fonte e ápice da vida cristã, a eucaristia nos proporciona a experiência da benevolência e fidelidade de Deus. Nesta celebração, o Senhor paciente e misericordioso vem em nosso auxílio com seu Espírito, para que o joio em nosso meio não nos desanime da construção do seu reino.

Na primeira leitura (Sabedoria 12,13.16-19), fala que o poder de Deus se mostra na capacidade de amar e perdoar.
A segunda leitura (Romanos 8,26-27), mostra que o Espírito Santo nos auxilia em nossas fraquezas e dúvidas.
No Evangelho (Mateus 13,24-43), fala que Jesus nos ensina a ser pacientes e perseverantes na construção do reino.

Em circunstâncias em que o joio parece triunfar, talvez seja propício recordar a famosa prece: "Senhor, dá-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir uma da outra". Aprendamos de Deus a ter paciência e compreensão e não julgar e condenar de forma precipitada.

Fonte: Liturgia Diária.



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dia 13 - Domingo - 15º. do Tempo Comum



Semeador da semente do reino, Jesus quer fazer de nosso coração terreno fértil para a mensagem de vida e liberdade por ele anunciada. Dispostos a gerar continuamente em nosso ser os frutos do Espírito, acolhamos com alegria e generosidade a boa semente que o Senhor nos concede.

Na primeira leitura (Isaías 55, 10-11), mostra a força que a palavra de Deus tem para libertar e proporcionar vida.
A segunda leitura (Romanos 8,18-23), fala que nós e a criação inteira ansiamos pela libertação de toda escravidão e maldade, para construir o mundo novo.
O Evangelho (Mateus 13,1-23), fala que a semente da palavra tem tudo para crescer e frutificar, mas precisa encontrar um coração aberto e generoso.
O esporte é grande incentivador de integração das nações, de fraternidade entre as equipes e de crescimento humano. Os governantes têm a nobre tarefa de proporcionar aos jovens, principalmente, a oportunidade de mostrar seus talentos nas atividades esportivas saudáveis e benéficas para a cidadania.

Fonte: Liturgia Diária.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dia 6 - Domingo - 14º. do Tempo Comum


Como povo que pertence a Cristo, estamos reunidos para elevar a Deus nossa prece de louvor e agradecimento por conceder aos pobres e humildes a sabedoria do reino. Manso e humilde de coração, Jesus quer que façamos parte do seu grupo e aprendamos dele como tornar nosso jugo suave e nosso fardo leve.

A primeira leitura (Zacarias 9,9-10), mostra que um governo justo, voltado para os pobres, é sempre esperança para o povo.
Na segunda leitura (Romanos 8,9.11-13), somos chamados a passar da vida segundo a carne para a vida segundo o espírito.
O Evangelho (Mateus 11,25-30), Jesus fez a clara opção pelos empobrecidos.
Jesus se apresenta manso e humilde e revela os valores do reino aos pequenos. Ele nos convida a experimentar sua mansidão e humildade e banir do coração todo orgulho e arrogância.

domingo, 29 de junho de 2014

Dia 29 - Domingo - SÃO PEDRO E SÃO PAULO



Celebramos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração. Bendizemos a Deus pela fé viva de Pedro e pelo ardor missionário de Paulo e comungamos com a vida e a missão do papa Francisco, sucessor de Pedro. 


Na primeira leitura (Atos 12,1-11), mostra que a testemunha de Jesus incomoda e por isso, a exemplo do mestre, sofre ameaças.
A segunda leitura (2 Timóteo 4,6-8.17-18), fala que após reconhecer que concluiu a missão com fidelidade, o cristão encara o fim da vida com serenidade.
O Evangelho (Mateus 16,13-19), fala que a comunidade cristã recebe de Jesus a missão de acolher e partilhar o perdão, dom de Deus.

Fonte: Liturgia Diária

domingo, 22 de junho de 2014

Dia 22 - Domingo - 12º. do Tempo Comum


Com a celebração de Dom Fernando, hoje iniciamos as comemorações de nossa padroeira.


A celebração de hoje nos anima a depositar toda nossa confiança no Senhor diante das provações. A eucaristia é força e auxílio para a superação dos medos que tomam conta de nossa vida e nos afastam do compromisso com Jesus e com seu reino. 

Na primeira leitura (Jeremias 20,10-13), mostra que Deus está do lado dos perseguidos injustamente.
A segunda leitura (Romanos 5,12-15), fala que graças a Jesus, passamos da morte para a vida.
O Evangelho (Mateus 10,26-33),  Jesus nos pede que não tenhamos medo das incompreensões e perseguições.

Veja a homilia com Dom Fernando:

Em face dos poderosos e de instituições manipuladora, o povo pode se tornar presa fácil. Por isso, nessas situações, Jesus nos anima e nos faz o alerta: "Não tenham medo". O medo paralisa e torna a pessoa um joguete de interesses escusos.

Clique aqui para ver as fotos da celebração.
Fonte: Liturgia Diária

quinta-feira, 19 de junho de 2014

DIA 19 – QUINTA-FEIRA - CORPO E SANGUE DE CRISTO



Com alegria nos reunimos para a celebração da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Outrora Deus alimentou o povo no deserto com o maná, hoje nos alimenta com o pão vivo descido do céu, seu próprio Filho. A eucaristia é comunhão com o Senhor e com cada membro do seu corpo eclesial.

A primeira leitura (Deuteronômio 8,2-3.14-16), fala que a dureza do deserto mostra que o ser humano não é autossuficiente.
Na segunda leitura (1 Coríntios 10, 16-17), fala que na eucaristia participamos da vida (corpo) e da morte (sangue) de Cristo.
O Evangelho (João 6,51-58), mostra que comer a carne e beber o sangue de Cristo é assimilá-lo e assumir seu projeto.
 
A festa que celebramos nos recorda o mistério de amor de Deus, que se fez alimento para nós.
Ele nos quer membros de sua família reunida em torno da mesa que a todos sustenta e faz viver.
 
Fonte: Liturgia Diária